CLICK NA IMAGEM E ACESSE

Farmácia Esperança - BNE (Petrolândia - PE)

Farmácia Esperança - BNE (Petrolândia - PE)

ELETROLÉO

ELETROLÉO

JULIANO PESCA SUB

JULIANO PESCA SUB
CLICK NA IMAGEM E ACESSE O CANAL

terça-feira, 23 de junho de 2026

JESUS SEJA A BASE DE TUDO EM NOSSA VIDA

 


Amanhecer com Poesia: VOCÊ É A MINHA VIDA, poeta Alexandre Sertão

 



VOCÊ É A MINHA VIDA

Não! Eu não quero te esquecer.
Quero viver essa paixão ardentemente 
Beijar os teus lábios quente
Alimentar esse prazer, que é te querer. 

Não! Eu não posso te esquecer.
Te querer é uma doce emoção  
Faz feliz o meu apaixonado coração
Que bate por amar você.

Sim! Eu preciso te encontrar.
Pois meu peito é saudade
Estou sentindo uma imensa vontade 
Um desejo louco de te amar.

Amor, seja bem vinda 
Pra te, estar aqui meu coração 
Cheio de desejo, de amor e paixão.
Pra você que é a minha vida 
Meu viver, minha razão.

poeta Alexandre Sertão 

Blog Sertão News, 23/06/26

domingo, 21 de junho de 2026

VITÓRIA HISTÓRICA DA AGCMPE NO TJPE! A Guarda Municipal de Pernambuco acaba de conquistar uma decisão muito importante no Tribunal de Justiça de Pernambuco

 VITÓRIA HISTÓRICA DA AGCMPE NO TJPE!


A Guarda Municipal de Pernambuco acaba de conquistar uma decisão muito importante no Tribunal de Justiça de Pernambuco.

No processo envolvendo o Município de Paranatama, o TJPE confirmou uma tese que a AGCMPE vem defendendo há anos: município que criou Guarda Municipal não pode deixar a corporação abandonada, sem estrutura, sem proteção e sem organização.

A decisão reconhece que a Guarda Municipal precisa ser tratada com respeito, porque faz parte da segurança pública e trabalha todos os dias protegendo a população.

Na prática, o Tribunal manteve pontos muito importantes:

  • Os processos disciplinares contra guardas municipais devem ficar suspensos até existir um regime disciplinar próprio. Ou seja: não se pode punir guarda no improviso, sem regra clara e sem respeito ao devido processo legal.
  • O Município também terá que fornecer coletes balísticos aos guardas municipais. Colete não é luxo. Colete é proteção à vida de quem sai de casa para proteger a sociedade.

Além disso, o Município deverá apresentar um plano para adequar a Guarda Municipal à Lei Federal nº 13.022/2014, com prazos, etapas, custos e organização. Isso significa que a Guarda não pode continuar sendo tratada de qualquer jeito.

Sobre o armamento funcional, o Tribunal afastou a obrigação imediata neste momento, mas a AGCMPE já informa que adotará as providências cabíveis dentro do processo para continuar defendendo esse direito, com responsabilidade, técnica e fundamento jurídico.

Essa decisão não é importante apenas para Paranatama. Ela fortalece a luta das Guardas Municipais em todo o Estado de Pernambuco.

Associação dos Guardas Civis Municipais de PernambucoAGCMPE segue firme, porque Guarda Municipal não é favor político. Guarda Municipal é instituição. Guarda Municipal é segurança pública. Guarda Municipal merece respeito.

A LUTA CONTINUA!

A AGCMPE segue fazendo história. Sugestão de frase para abrir o post no Instagram:

Essa vitória não é só de Paranatama. É um recado para todo Pernambuco.”

Fonte: Instagram da AGCMPE - Acesse AQUI 

Blog Sertão News, 21/06/26, com informações do GCM Roberto Martins (Petrolândia - Sertão de Itaparica (PE) 

Após cirurgia, cacique Raoni segue com boa evolução clínica em UTI

Procedimento foi feito com técnica minimamente invasiva

Fernando Frazão/Agência Brasi

O cacique Raoni Metukire, de 94 anos, foi submetido na tarde de sábado (20/06) a uma cirurgia para desobstrução intestinal, no hospital da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na capital paulista.

O procedimento foi feito sem complicações, com uma técnica minimamente invasiva. Posteriormente, o cacique foi transferido para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para se recuperar da cirurgia e do quadro de desidratação e pneumonia aspirativa.

Em boletim divulgado às 11h30 deste domingo (21/06), o hospital afirma que o cacique segue com boa evolução clínica, afebril e respirando em ar ambiente. Está consciente e respondendo às solicitações. 

O Instituto Raoni, que presta informações sobre o estado de saúde do cacique, nas redes sociais, agradeceu a todos que vibraram positivamente pela cirurgia e pela recuperação da liderança indígena.

"A cirurgia foi um sucesso e ele permanece na UTI para observação, recebendo todos os cuidados", afirma o instituto, em nota. "Nossa profunda gratidão por cada gesto de carinho e solidariedade".

Anteriormente, Raoni estava internado no hospital Maternidade Dois Pinheiros, em Sinop, no Mato Grosso. Ele foi transferido para São Paulo sexta-feira (19/06).

Em São Paulo, o acompanhamento de Raoni é conduzido pelo médico Franz Robert Apodaca Torrez, cirurgião e professor da Escola Paulista de Medicina da Unifesp.

por Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil
Edição: Érica Santana
Blog Sertão News, 21/06/26

Morre aos 94 anos Ramiro Valdés, um dos líderes da Revolução Cubana

Ramiro Valdés, um dos comandantes da Revolução Cubana, em registro de 26 de março de 2019. Foto: Yamil Lage/AFP

Ramiro Valdés, que teve uma relação próxima com os irmãos Fidel e Raúl Castro e fundou o serviço de inteligência cubano, morreu, aos 94 anos, anunciou neste domingo 21 o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

“A partida física do Comandante da Revolução Ramiro Valdés Menéndez dói profundamente, como a de um pai”, publicou no X o chefe de Estado. “Cada ato da vida do Comandante Ramiro foi marcado por sua lealdade absoluta à liderança de Fidel e Raúl, aos seus companheiros de luta.”

Valdés era um dos poucos que ostentavam em Cuba o título de Comandante da Revolução. Juntamente com o ex-líder Raúl Castro, 95, ele foi um dos últimos sobreviventes da expedição do iate Granma de 2 de dezembro de 1956, ponto de partida da Revolução Cubana.

Durante a guerrilha contra o ditador Fulgencio Batista, liderada por Fidel Castro (1926-2016), Valdés foi o segundo do líder revolucionário argentino Che Guevara. Integrante do Partido Comunista de Cuba, ele trabalhou como ministro do Interior e criou o G2, serviço de segurança do Estado (inteligência).

Sempre trajando seu uniforme militar em aparições públicas, Valdés dedicou os últimos anos de sua vida a apoiar Díaz-Canel, primeiro presidente não pertencente à família Castro desde o triunfo da Revolução.

Segundo Michael Shifter, membro do think tank Diálogo Interamericano, “como ministro do Interior, Valdés lidou com a etapa mais dura do confronto dos anos posteriores a 1959” entre o governo revolucionário e grupos que pegaram em armas contra ele.

por AFP
Agência de notícias francesa, uma das maiores do mundo. Fundada em 1835, como Agência Havas
via Carta capital

Blog Sertão News, 21/06/26

Nota de Falecimento (Petrolândia - PE): Com pesar a família comunica o falecimento de José Agustinho de Queiroz, mais conhecido como Zé Raimundo do Olho D'água





Com profundo pesar, a família comunica o falecimento do Sr. José Agustinho de Queiroz, mais conhecido como Zé Raimundo do Olho D'água, - natural de Tacaratu -PE.

Seu corpo está sendo velado na residência da família, na Rua Cassimiro José da Silva (Nº41), na Quadra 03 de Petrolândia.

Helena, sua esposa e seus filhos Zé Inaldo, Cilene, Socorro, Maria Helena do Ateliê, Josinaldo (In memoriam), Josivaldo do Gás, Ana Célia do Verdurão, Sileide, Sônia, e Silva Neide; Netos, bisnetos e demais familiares convidam a todos para o seu sepultamento, que será realizado neste domingo (21/06), às 17h, no Cemitério local

A família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e solidariedade humana.

do Blog de Assis Ramalho
Informações/Foto: A família 

Blog Sertão News, 21/06/26



No BNE em Petrolândia - PE temos a Farmácia do Bairro, ao lado da Oficina de Manoel Brinquinho

 


AVENIDA 12, BAIRRO NOVA ESPERANÇA

Petrolândia - PE

Estuprador em série aterroriza Caetés e capoeiras em Pernambuco: Novas vítimas surgem e polícia intensifica caçada a foragido


A Polícia Civil de Pernambuco informou, na manhã deste sábado (20/06), que novas denúncias reforçam as suspeitas de que o foragido André de Almeida Godoi esteja envolvido em uma série de crimes sexuais praticados nas cidades de Caetés e Capoeiras, no Agreste do Estado.

Após a divulgação da procura pelo investigado, outras duas mulheres procuraram as autoridades e relataram terem sido vítimas de violência sexual supostamente cometida por André. Segundo informações preliminares, ambas teriam sido obrigadas a deixar a região devido aos traumas causados pelos crimes e às ameaças de morte que alegam ter recebido.

Com o surgimento dos novos relatos, a Polícia Civil iniciou diligências para aprofundar as investigações, identificar possíveis outras vítimas, reunir provas e esclarecer completamente os fatos. Os investigadores trabalham com a hipótese de que o número de vítimas possa ser ainda maior.

Em nota, a Polícia Civil destacou que André de Almeida Godoi é considerado um indivíduo de extrema periculosidade. As investigações apontam para um comportamento violento, intimidador e recorrente, o que reforça a necessidade de sua localização e captura o mais rápido possível.

As autoridades fazem um apelo para que outras possíveis vítimas, familiares ou pessoas que possuam informações relevantes procurem imediatamente as forças de segurança. As denúncias podem ser feitas de forma anônima e sigilosa através do WhatsApp da Delegacia de Polícia de Caetés, pelo número (87) 9.9125-1958, ou pelo WhatsApp do 9º BPM, no número (87) 9.8877-2136.

A Polícia Civil alerta que qualquer pessoa que tenha conhecimento do paradeiro do investigado não deve tentar abordá-lo, devido ao elevado grau de periculosidade atribuído a ele. A orientação é comunicar imediatamente às autoridades.

A colaboração da população é considerada fundamental para localizar o foragido, garantir o avanço das investigações e cumprir a ordem judicial de prisão. Enquanto a caçada continua, cresce a preocupação entre moradores de Caetés e Capoeiras diante da gravidade das acusações que pesam contra o investigado.

Fonte: Portal Agreste Violento
por Paulo Fernando

Blog Sertão News, 21/06/26

Lojas ELETROLÉO e LAR & CIA em Petrolândia - PE

 


Mãe e filha são executadas a tiros dentro de casa em Timbaúba - PE

Um duplo homicídio foi registrado na madrugada deste sábado, 20/6, no Alto do Cruzeiro, em Timbaúba, na Mata Norte de Pernambuco; as vítimas foram identificadas como Jaqueline Euclides da Silva, de 30 anos, e sua filha, Emilly Victoria da Silva, de 13, conhecida como “Vick”.

De acordo com informações da Polícia Militar, moradores da localidade ouviram diversos disparos de arma de fogo por volta da 1h30. Por medo, os vizinhos permaneceram dentro de casa e somente ao amanhecer perceberam que o portão da residência das vítimas havia sido arrombado, acionando então a polícia.

Ao chegarem ao imóvel, os policiais encontraram mãe e filha mortas em um dos quartos da casa, ambas com várias marcas de tiros. Durante a perícia, foram recolhidas diversas cápsulas de munição deflagradas tanto no interior da residência quanto nas proximidades.

As primeiras investigações apontam que criminosos invadiram o imóvel e executaram as duas vítimas antes de fugir.

Segundo a polícia, Jaqueline não possuía histórico de envolvimento com atividades criminosas. Já em relação à adolescente, informações preliminares levantadas durante a investigação apontam possíveis desentendimentos anteriores.

A área foi isolada para os trabalhos do Instituto de Criminalística (IC), e os corpos foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML).

A Polícia Civil instaurou inquérito e segue investigando o duplo homicídio para identificar os autores e esclarecer a motivação da execução.

Fonte: Portal Agreste Violento
por Jailson Ferreira

Blog Sertão News, 21/06/26



Guarda Municipal prende homem em flagrante por violência doméstica em Altinho - PE

Um homem foi preso em flagrante pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Altinho - PE, na sexta-feira (19/06), acusado de praticar violência doméstica contra sua companheira

Ele responderá pelos crimes de lesão corporal, ameaça e injúria, conforme previsto na Lei Maria da Penha.

De acordo com a GCM, a ocorrência teve início após uma denúncia feita por uma mulher, que informou que sua irmã estava sendo agredida pelo marido dentro da residência do casal. Segundo o relato, o suspeito apresentava comportamento agressivo e estava destruindo móveis e diversos objetos da casa.

A equipe da Guarda Municipal se deslocou imediatamente até o endereço indicado e encontrou a residência completamente revirada. A vítima apresentava hematomas visíveis pelo corpo e confirmou ter sido agredida fisicamente pelo companheiro. Ela também relatou aos agentes que havia sido ameaçada de morte.

O agressor fugiu antes da chegada da guarnição, mas os guardas iniciaram buscas na localidade e conseguiram localizá-lo escondido na casa de um parente. No momento da abordagem, ele recebeu voz de prisão.

Os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), em Caruaru - PE, onde foram adotadas todas as medidas legais cabíveis. Após os procedimentos, o homem foi autuado em flagrante e permaneceu detido, ficando à disposição da Justiça.


Fonte: Portal Agreste Violento
por Paulo Fernando

Blog Sertão News, 21/06/26




sábado, 20 de junho de 2026

NOTA DE SEPULTAMENTO: Informamos a mudança de horário do sepultamento da senhora Claudiceia Caçula da Silva, será ás 10h de hoje (21/06/26)



É com pesar que comunicamos o falecimento da senhora Claudiceia Caçula da Silva, de 57 anos, ocorrido na manhã deste sábado, 20/06/26, em sua residência na Quadra 06, centro de Petrolândia, no Sertão de Itaparica (PE). 

Claudiceia foi funcionário da prefeitura  de Petrolândia nos anos 90. 

O seu filho: Antônio Cláudio; Sua mãe Socorro Caçula; Seus irmãos: Catiene (conhecido como Nena), Cirney GCM, Cátia Caçula, Corminha Caçula, Leco caçula; Seus sobrinhos: Dada, Pinho, Jéssica, Gabriel, Daniel, Sidney e demais familiares, informam a todos que o VELÓRIO está ocorrendo na Rua Ana Campos, nº 54, quadra 06

Seu SEPULTAMENTO será neste domingo, 21/06, às 10h no Cemitério Municipal São Francisco de Assis. 

🎗A família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de solidariedade humana.

*Queremos expressar nosso pesar e respeito a toda família 

OBSERVAÇÃO: Matéria atualizada nesta manhã para informar a mudança do horário de sepultamento

Redação do Blog Sertão News, 20/06/26
Informações/foto: A família 

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Marcações de consultas e exames na secretaria municipal de saúde de Petrolândia - PE, 22 a 26 de Junho - 2026

Foto: Alexandre Sertão

  • 22 de junho (Segunda-feira) Detista - Drª Glaucia, Teste da Linguinha;
  • 23 de junho (Terça-feira) Dentista - Drª Ana Tereza, Audiometria;
  • 24 de junho (Quarta-feira) FERIADO (São João);
  • 25 de junho (Quinta-feira) Tratamento Canal; 
  • 26 de junho (Sexta-feira) Eletrocardograma.

ATENÇÃO

Marcamos todos os dias: Exames laboratoriais, Raio-X, Obstetra

Recebemos todos os dias das 7h30 às 11h: Cadastro de Encaminhamento para Especialidades Médicas e Procedimentos.

Secretária Municipal de Saúde 
R. Cecília Delgado, 87 - Q. CS, Petrolândia - PE

Blog Sertão News, 19/06/26



SÃO JOÃO 2026 Gusttavo Lima cancela shows em Pernambuco e gera repercussão às vésperas do São João

O cantor Gusttavo Lima cancelou apresentações que faria em cidades de Pernambuco, provocando repercussão entre prefeitos, organizadores de eventos e fãs. 

Entre os municípios afetados estão Surubim, Petrolina, Araripina e Carpina, que contavam com o artista em suas programações juninas.

De acordo com informações divulgadas pela equipe do cantor, a decisão foi tomada após a identificação do uso da imagem de Gusttavo Lima em ações de divulgação associadas à VaideBet, situação que, segundo a assessoria, não teria sido autorizada pelo artista

A empresa responsável pela carreira do sertanejo informou que optou pelo cancelamento das apresentações diante do impasse.

Em Surubim, um dos municípios atingidos pela decisão, a gestão municipal informou que buscará a devolução dos valores pagos pela contratação do show. A organização do evento também anunciou a substituição da atração para evitar prejuízos à programação da festa.

Os cancelamentos ocorreram em meio ao período mais intenso das festividades juninas no Nordeste, aumentando a repercussão do caso nas redes sociais e entre os moradores das cidades que aguardavam os shows. Em alguns municípios, a mudança de programação precisou ser feita às pressas para garantir a continuidade dos eventos.

Até o momento, as prefeituras afetadas seguem avaliando os impactos da decisão e os procedimentos administrativos relacionados aos contratos firmados para as apresentações. A equipe de Gusttavo Lima sustenta que a medida foi adotada para preservar os termos acordados para o uso de sua imagem e de sua marca artística.

Por www.Júnior Campos.net

BLOG SERTÃO NEWS, 19/06/26

Governo de Pernambuco lança edital com mais de R$ 50 mil em premiação para artes cênicas no Teatro Guarany, em Triunfo


Teatro Guarany, em Triunfo

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), lançou edital de chamamento público para seleção e premiação de propostas de artes cênicas, contemplando as linguagens de teatro, dança e circo.

A iniciativa vai garantir mais de R$ 50 mil em premiações para artistas e grupos de todo o Estado, além de promover uma programação especial no Teatro Guarany, em Triunfo, durante mais de seis finais de semana, entre os meses de agosto e novembro de 2026.

O edital representa mais um importante investimento na valorização da cultura pernambucana, ampliando espaços para a circulação de espetáculos e fortalecendo a produção artística nas diversas regiões de Pernambuco.

Com sua história centenária e reconhecida importância no cenário cultural, o Teatro Guarany se prepara para receber uma programação diversificada, transformando o equipamento em palco para novos talentos, grupos consolidados e diferentes manifestações das artes cênicas.

A ação reforça o compromisso do Governo de Pernambuco e da Fundarpe com a democratização do acesso à cultura e com o fortalecimento dos equipamentos culturais do Estado.

Por www.Júnior Campos.net

BLOG SERTÃO NEWS, 19/06/26

VASCO DA GAMA: O técnico Renato Gaúcho é demitido do Vasco

O Vasco informou na noite desta quinta-feira que o treinador Renato Gaúcho não está mais no comando do clube.

Renato Gaúcho em Vasco x Bragantino — Foto: André Durão

"O Vasco da Gama informa que Renato Gaúcho não é mais o treinador da equipe profissional. A decisão foi tomada em comum acordo entre as partes. O Vasco agradece ao técnico e sua comissão pelos serviços prestados durante sua terceira passagem pelo clube e deseja sucesso na continuidade de suas carreiras", disse o clube, em nota oficial.

Contratado no começo de março, Renato Gaúcho fez 22 jogos no comando do Vasco. Foram nove vitórias, seis empates e sete derrotas. Sob seu comando, a equipe fez 33 gols e sofreu 31.

A estreia foi com uma vitória sobre o Palmeiras, em São Januário, e o time engatou uma sequência positiva no começo do trabalho do técnico. Aos poucos, porém, o desempenho caiu e o desgaste interno apareceu.

O motivo da queda

O treinador balançava no cargo, como o Ge trouxe em primeira mão nesta quinta-feira 18/06, e a direção já debatia a situação. Havia um descontentamento de parte do grupo de jogadores.

O incômodo de alguns atletas ocorreu após algumas declarações do técnico nas últimas semanas sobre o elenco. Parte dos jogadores não gostou da exposição em críticas de Renato feitas em coletivas. A declaração sobre jogadores colombianos, ocorrida antes da parada para a Copa do Mundo, já não havia repercutido bem e gerou desgaste com Marino Hinestroza, por exemplo.

No entanto, mais jogadores se mostraram incomodados com posicionamento do técnico recentemente, principalmente depois das críticas se expandirem ao banco de reservas e à falta de opções no elenco. Há um incômodo em São Januário com a forma que Renato lidou com os problemas.

— Estamos ali com o grupo que estamos, reduzido. Grupo que cheguei com 1 ponto no Brasileiro. Hoje está lá embaixo mas com uma ou duas vitórias está lá em cima. Brasileiro é assim, perde duas, perde posição. Ganha, vai lá para cima. Sem ter tido tempo. O torcedor tem direito de protestar, como fez hoje sem violência. Torcedor é paixão. Está sofrendo porque não ganhamos o último jogo. É assim. No futebol tudo é vitória. O mais importante é o torcedor comparecer domingo em São Januário, a gente tem um jogo difícil no Brasileiro - disse Renato no dia 27, após o jogo contra o Barracas Central.

por Redação do ge — Rio de Janeiro
via Blog de Assis Ramalho

Blog Sertão News, 19/06/26

Do marmelo ao beiju, clima ameaça produção em territórios quilombolas

Mulheres relatam perdas e cobram regularização fundiária

Lula Marques/Agência Brasil

Na comunidade rural quilombola de Nova Esperança, na cidade de Baraúna (RN), a agricultora Sueli Bessa, de 39 anos, recorda que, na infância, o cheiro da goiaba tomava conta do lugar. No entanto, os períodos secos ficaram cada vez mais frequentes e a fruta não aparece como antes. 

Sueli é uma das lideranças comunitárias que participa até este domingo (14) do encontro nacional das mulheres quilombolas, no Gama (DF), que colocou a justiça climática como um dos temas principais. O presidente Lula visitou o encontro na quinta (11) e ouviu a preocupação das mulheres.

No caso da comunidade potiguar, além da goiaba, outras frutas e hortaliças, que fazem parte da vida das 70 famílias que moram no local, também sofrem com os extremos climáticos. Ora com as secas, ora com temporais. 

Com as dificuldades, parte da comunidade teve que desistir de praticar a agricultura familiar e precisou arrumar emprego nas indústrias na área urbana, que fica a mais de 20 quilômetros. A pista não ajuda.

A própria comunidade, que também não tem código de endereço postal (CEP), não é asfaltada. As tempestades deixam ruas e estradas intrafegáveis. “Quando chove forte lá, é horrível”, lembra. 

TRISTE REALIDADE NO MUNDO: Quase metade das crianças do mundo está exposta a riscos climáticos

No Brasil, crianças e adolescentes convivem com calor extremo e secas

Fernando Frazão/Agência Brasil

Quase metade das crianças e adolescentes do mundo, o equivalente a 1,1 bilhão de indivíduos, está exposta a pelo menos três riscos climáticos, que ameaçam a sua saúde, educação e sobrevivência.

As conclusões estão no Relatório de Risco Climático das Crianças 2026, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançado nesta segunda-feira (15/06).

Segundo o estudo, quase todas as crianças no mundo enfrentam pelo menos um risco climático, enquanto mais de 4 milhões podem sofrer até seis ameaças diferentes.

No Brasil, 16 milhões estão expostos a três ou mais riscos climáticos, como ondas de calor ou secas - o equivalente a 3 a cada 10 meninos e meninas brasileiras. Olhando para dois ou mais riscos, são mais de 30 milhões de crianças e adolescentes (6 a cada 10) que convivem cotidianamente com essas ameaças”, alerta o relatório.

O estudo usa os dados mais recentes disponíveis para mapear a exposição das crianças e adolescentes às oito ameaças climáticas mais frequentes em todo o mundo: enchentes costeiras, secas, calor extremo, queimadas, ondas de calor, enchentes de rios, tempestades de areia e poeira e tempestades tropicais.

Pela primeira vez, o relatório mostra exatamente onde e com que intensidade múltiplas ameaças climáticas afetam crianças e os serviços públicos essenciais dos quais elas dependem, além de indicar como governos podem adotar ações concretas para responder a esse cenário.

Câmara: governo retira urgência do fim da escala 6x1 e destrava pauta

Com isso, Casa fica liberada para votar outras matérias prioritárias

Lula Marques/Agência Brasi

O governo federal retirou o regime de urgência do Projeto de Lei (PL) 1838/26 que acaba com a escala de trabalho 6x1. A proposta é um dos temas da reunião de líderes realizada na tarde desta terça-feira (16/06), na Câmara dos Deputados. Por ter sido encaminhado em regime de urgência, o projeto vinha trancando a pauta do plenário da Casa. Com a retirada da urgência, a Câmara fica liberada para votar outras matérias.

O ministro de Relações Institucionais, José Guimarães, explicou, em uma rede social, que o governo decidiu retirar a urgência para que outros projetos considerados prioritários avancem, a exemplo da atualização do teto do microempreendedor individual (MEI), da regulação sobre a inteligência artificial (IA) e da criminalização da misoginia.

“O fim da escala 6 x1 sem redução de salário é a prioridade do Governo do Brasil neste momento. Após a aprovação da PEC na Câmara dos Deputados, conduzida pelo presidente  @HugoMottaPB, agora cabe ao Senado Federal, sob a liderança do presidente  @davialcolumbre, consolidar essa conquista dos trabalhadores brasileiros”, escreveu.

Misoginia

Durante a reunião de líderes, os deputados também debateram o PL 896/23, que equipara a misoginia ao crime de racismo, o que a torna inafiançável e imprescritível.


Havia a expectativa que o texto pudesse ser analisado na sessão desta terça-feira. Mas os líderes acordaram em pautar a matéria para a última semana de junho.

Na última quarta-feira (10/06), a coordenadora do grupo de trabalho que debate a proposta, deputada Tabata Amaral (PSB-SP), apresentou uma nova versão do texto, que já foi aprovado no Senado.

No seu relatório, a deputada destacou haver uma convergência central sobre “a íntima relação entre o discurso de ódio e inferiorização das mulheres e a prática de crimes graves”, evidenciando que o feminicídio é muitas vezes uma "morte anunciada" precedida por violência verbal e simbólica.

Entre os pontos levantados na proposta está proporcionar atendimento policial especializado às vítimas, considerando sua situação de vulnerabilidade e o risco de revitimização.

“As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) desempenham um papel fundamental na rede de proteção à mulher e, podem, portanto, oferecer um espaço de acolhimento qualificado e humanizado para aquelas que enfrentam a violência decorrente de misoginia”, afirmou a deputada.

A proposta também modifica o Artigo 8º da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) para acrescentar medidas de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher com foco na identificação precoce de fatores de risco, na avaliação periódica de impacto das ações governamentais e não governamentais, na promoção de programas de fortalecimento dos vínculos familiares e de suportes econômicos e sociais que mitiguem a dependência financeira que mantém vítimas mulheres presas ao ciclo de abusos.

*Matéria ampliada às 18h23 para inclusão das declarações do ministro José Guimarães.

Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil
Edição: Juliana Andrade
Blog Sertão News, 19/06/26


Proposta que criminaliza misoginia avança na Câmara dos Deputados

Grupo de trabalho aprovou relatório; PL ainda deve passar no plenário

Lula Marques/ Agência Brasil

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que debateu o projeto de combate à misoginia aprovou nesta terça-feira (16/06) o parecer da deputada Tabata Amaral (PSB-SP). O projeto de Lei (PL) 896/23 criminaliza a prática equiparando-a ao crime de racismo. 

A proposta também amplia a punição para casos praticados na internet com objetivo de obter lucro, audiência, engajamento ou visibilidade, além de prever a realização de campanhas públicas de enfrentamento à misoginia.

O projeto de lei, que já foi aprovado no Senado, ainda precisa ser votado no plenário da Câmara. 

Mais cedo, havia a expectativa de que a proposta pudesse ter a análise iniciada no plenário ainda nesta terça-feira, diante da decisão do governo de retirar o regime de urgência para PL 1838/26, do governo federal, que acaba com a escala de trabalho 6X1.

As duas propostas foram temas da reunião de líderes que aconteceu na tarde de hoje, mas os líderes entraram em acordo para pautar a matéria na última semana de junho.