CLICK NA IMAGEM E ACESSE

Farmácia Esperança - BNE (Petrolândia - PE)

Farmácia Esperança - BNE (Petrolândia - PE)

ELETROLÉO

ELETROLÉO

JULIANO PESCA SUB

JULIANO PESCA SUB
CLICK NA IMAGEM E ACESSE O CANAL

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Precatórios do FUNDEF: Prefeitura de Petrolândia - PE divulga nota de esclarecimento sobre denuncia do SINPRO (Sindicato dos Professores)


NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Petrolândia vem a público esclarecer informações que têm circulado nas redes sociais e em alguns meios de comunicação acerca dos recursos oriundos dos precatórios do FUNDEF, em razão da divulgação de nota intitulada “Nota de Repúdio e Denúncia Pública”.

Inicialmente, a Administração Municipal reafirma seu absoluto compromisso com a transparência, a legalidade, a moralidade administrativa e a correta destinação dos recursos públicos, especialmente daqueles destinados aos profissionais do magistério.

Contudo, causa estranheza a divulgação de informações que não correspondem à realidade dos fatos e que acabam por gerar insegurança, desinformação e falsas expectativas entre os potenciais beneficiários dos recursos.

É importante esclarecer que a Prefeitura de Petrolândia não pode proceder a qualquer pagamento sem a prévia observância dos requisitos legais e constitucionais que regem a administração pública.

O processo de rateio dos recursos dos precatórios do FUNDEF exige cautelosa análise técnica e jurídica para identificação dos efetivos beneficiários, conferência dos vínculos funcionais, apuração dos períodos de exercício, verificação da existência de sucessores legais e definição dos valores individualmente devidos.

Trata-se de procedimento complexo, que demanda responsabilidade e rigor técnico, justamente para evitar pagamentos indevidos, prejuízos ao erário e futuras responsabilizações dos agentes públicos perante os órgãos de controle.

Ao contrário do que foi divulgado, a Administração Municipal não está promovendo qualquer ocultação de informações nem adotando medidas para inviabilizar o pagamento dos recursos. Pelo contrário, todas as providências necessárias vêm sendo adotadas para garantir que o rateio ocorra de forma segura, transparente e dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação, pela jurisprudência dos tribunais superiores e pelos órgãos de controle.

Também não procede a afirmação de que o Município esteja se recusando ao diálogo. A gestão municipal já realizou reuniões com representantes do sindicato da categoria, oportunidade em que diversos questionamentos foram esclarecidos e informações sobre o andamento dos procedimentos administrativos foram devidamente prestadas.

É igualmente necessário esclarecer que a nota divulgada não representa necessariamente o posicionamento institucional do sindicato da categoria, mas reflete manifestação subscrita por pessoa vinculada à oposição política local, circunstância que evidencia o caráter político-partidário de parte das alegações apresentadas.

A Prefeitura lamenta que um tema tão relevante para os profissionais da educação esteja sendo utilizado para a disseminação de informações imprecisas e para a promoção de narrativas que não contribuem para a solução responsável da questão.

Quanto às alegações relativas a suposto parcelamento de pagamentos, retenção indevida de valores, negativa de incidência de juros ou outras afirmações semelhantes, informa-se que nenhuma decisão definitiva foi adotada sem a conclusão dos estudos técnicos e jurídicos em andamento, razão pela qual a divulgação de informações como fatos consumados revela-se precipitada e desprovida de respaldo oficial.

A Administração Municipal reitera que o único compromisso assumido é com a legalidade, a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos, assegurando que todos aqueles que efetivamente possuírem direito ao recebimento sejam contemplados na forma da lei.

Por fim, diante da circulação de informações sabidamente inverídicas, distorcidas ou potencialmente ofensivas à honra da Administração Pública e de seus agentes, o Município informa que está adotando e continuará adotando todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis para a proteção da verdade dos fatos e da integridade das instituições públicas.

A Prefeitura Municipal de Petrolândia permanece aberta ao diálogo institucional e continuará prestando as informações necessárias pelos canais oficiais, sempre com respeito aos profissionais da educação e à população petrolandense.

Petrolândia/PE, 17 de junho de 2026.

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLÂNDIA

via Blog de Assis Ramalho
Blog Sertão News, 18/06/26

MAIS NEWS RELACIONADA: NOTA DE REPÚDIO E DENÚNCIA PÚBLICA: Alerta geral em Petrolândia - PE; o Golpe da Inviabilização e o Apagão de Transparência nos Precatórios do FUNDEF

quarta-feira, 17 de junho de 2026

NOTA DE REPÚDIO E DENÚNCIA PÚBLICA: Alerta geral em Petrolândia - PE; o Golpe da Inviabilização e o Apagão de Transparência nos Precatórios do FUNDEF

NOTA DE REPÚDIO E DENÚNCIA PÚBLICA: 

ALERTA GERAL EM PETROLÂNDIA – O GOLPE DA INVIABILIZAÇÃO E O APAGÃO DE TRANSPARÊNCIA NOS PRECATÓRIOS DO FUNDEF

O SINPRO (Sindicato dos Professores) e a Comissão de Representação da Análise dos Pagamentos dos Precatórios do FUNDEF, legítimos representantes dos profissionais do magistério de Petrolândia - PE, vêm a público manifestar seu mais veemente REPÚDIO diante das reiteradas condutas comissivas e omissivas do Poder Executivo Municipal. O governo municipal vem promovendo um verdadeiro desmonte dos preceitos de publicidade, moralidade e eficiência administrativa no tratamento dos recursos dos precatórios do FUNDEF (período de 2001 a 2006), gerando profunda revolta e justa indignação na categoria.

Trata-se de um cenário de flagrante descaso com os professores ativos, aposentados, contratados da época e herdeiros — estes últimos, representantes de profissionais que, infelizmente, faleceram sem ver a cor do direito pelo qual tanto lutaram.

Abaixo, os representantes da categoria fundamentam juridicamente e denunciam os abusos cometidos pela gestão pública:

1. AFRONTA AO PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE: O DINHEIRO NA "PORTA DE CASA" E O SIGILO ILEGAL

Os recursos — anunciados publicamente na internet em montante superior a R$ 33 milhões — encontram-se depositados em conta vinculada na agência da Caixa Econômica Federal de Petrolândia há aproximadamente 90 dias. No entanto, para os professores, a distância desse montante parece continental. A gestão municipal sonega o acesso ao valor exato depositado e aos respectivos extratos bancários, violando frontalmente a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e o art. 37, caput, da Constituição Federal. Negar dados mínimos ao SINPRO e à Comissão instituída é uma tentativa de ocultação patrimonial de verba carimbada.

2. DESCUMPRIMENTO DE OFÍCIO E SABOTAGEM INSTITUCIONAL DA COMISSÃO LEGAL

A Comissão de Representação tem sido sistematicamente ignorada. Ofícios formais reiterados, exigindo documentos básicos para a fiscalização, sequer são respondidos, configurando prevaricação e desrespeito ao papel fiscalizador da sociedade civil. Para agravar a ilegalidade, os advogados da Prefeitura se recusam a compor a comissão de análise, descumprindo expressa previsão legal de estruturação do órgão colegiado. Sem a contrapartida técnica do município, tenta-se paralisar os trabalhos por asfixia institucional.

3. ROMPIMENTO DE AGENDA E MANOBRAS PROTELATÓRIAS (MESA DE BLEFE)

O Executivo Municipal cometeu um grave ato de desrespeito ao agendar uma reunião crucial, que contaria com a presença do escritório de advocacia Monteiro & Monteiro, e desmarcar o ato em cima da hora, sem qualquer justificativa idônea ou indicação de nova data (data in albis). Paralelamente, a empresa que deveria comparecer para iniciar a triagem e a formatação da lista de beneficiários sequer deu sinal de vida. Argumenta-se informalmente que a prefeitura "não dispõe de funcionários" para tal tarefa, uma confissão de incapacidade administrativa ou, pior, uma tática deliberada para reter o dinheiro e adiar o pagamento.

4. RELATOS DE PARCELAMENTO ABUSIVO E EXTENSÃO DO DANO CRONOLÓGICO

Circulam graves relatos de que o Executivo pretende fatiar o pagamento em três parcelas: 40% imediatos, 30% em 2027 e 30% em 2028. Essa proposta de postergação, sem qualquer amparo em negociação coletiva legítima, estende a agonia de quem espera há duas décadas pelo cumprimento de uma obrigação constitucional, ferindo a razoável duração do processo e a dignidade do trabalhador.

5. O NÃO PAGAMENTO DOS JUROS MORATÓRIOS

Em ato de extrema gravidade jurídica, o Executivo sinalizou por meio oficial que não pagará os precatórios com os juros de mora referentes ao déficit salarial dos professores no período legal. Tal postura contraria a pacificada jurisprudência dos Tribunais Superiores e do Tribunal de Contas da União (TCU), os quais asseveram que os juros possuem natureza acessória e devem seguir o destino do principal (juros também são verba do magistério - 60%/70%). Retirar os juros é confiscar o patrimônio de direito dos educadores.

EXIGÊNCIAS IMEDIATAS

Diante do exposto, o SINPRO e a Comissão de Representação exigem:

1. Abertura Imediata dos Extratos Bancários da conta do FUNDEF na Caixa Econômica Federal de Petrolândia, garantindo transparência total.

2. Reagendamento Imediato da Mesa de Mediação com a presença do Executivo, do escritório Monteiro & Monteiro e da empresa de listagem.

3. Nomeação e Integração dos Advogados do Município na Comissão de Análise, sob pena de acionamento do Ministério Público por improbidade administrativa diante do descumprimento da lei.

4. Garantia de Pagamento Integral, incluindo o principal e os juros moratórios devidos à categoria.

NOTA DE ALERTA: 

A indignação da categoria transbordou. Os professores de Petrolândia não aceitarão passivamente que o dinheiro da educação permaneça trancado a sete chaves enquanto os detentores de direito sofrem com o descaso. Se as vias do diálogo administrativo forem sumariamente fechadas pelo autoritarismo, a resposta será dada com a força da lei, a judicialização em massa e a mobilização irrestrita nas ruas.

Petrolândia - PE, 17 de junho de 2026.

SINPROSindicato dos Professores de Petrolândia 

Comissão de Representação da Análise dos Pagamentos dos Precatórios do FUNDEF 

Blog Sertã News, 17/06/26


Reunião com o Presidente da Fecomércio Pernambuco é apresentado por Fernando Cruz. Confira!

Reunião com Presidente da Fecomércio Pernambuco é apresentado por Fernando Cruz. Confira!

No dia 13 de junho de 2026, foi realizada uma importante reunião com o presidente da Fecomércio, Bernardo Peixoto, em um encontro promovido por Fernando Cruz

O evento reuniu lideranças e representantes da região para discutir dados e indicadores que contribuem para o planejamento e o desenvolvimento econômico dos municípios do Sertão de Itaparica.

Durante a reunião, Fernando Cruz apresentou informações e levantamentos do IBGE, destacando dados relevantes das cidades de Petrolândia, Floresta, Jatobá e Tacaratu

A apresentação trouxe um panorama atualizado sobre aspectos demográficos, sociais e econômicos dos municípios, permitindo uma análise mais aprofundada da realidade regional.

O presidente Bernardo Peixoto ressaltou a importância da utilização de dados oficiais para orientar ações estratégicas voltadas ao fortalecimento do comércio, dos serviços e das oportunidades de desenvolvimento local. O intercâmbio de informações contribuiu para ampliar o entendimento sobre os desafios e potencialidades existentes em cada cidade apresentada.

O encontro foi marcado pelo diálogo produtivo e pela troca de experiências entre os participantes, reforçando o compromisso da Fecomércio e das lideranças regionais com o crescimento sustentável da região. A iniciativa promovida por Fernando Cruz evidenciou a relevância da informação qualificada como ferramenta para a construção de políticas e projetos que beneficiem a população dos municípios de Petrolândia, Floresta, Jatobá e Tacaratu.

por Fenando Cruz

Blog Sertão News, 17/06/26

 

Missa de 7º Dia em memória da senhora Maria Lúcia da Silva Barbosa será sexta 19/06/26 às 19h na Agrovila 3 dos Mandantes; Petrolândia - PE

Os filhos: Leonardo Manoel, Linduardo Manoel e Francisco de Assis (Diar) convidam parentes e amigos para a Missa de 7º Dia em memória da senhora Maria Lúcia da Silva Barbosa, de 60 anos, mais conhecida por Lúcia de Piu (esposo - in-memoriam). 

A missa ocorrerá na Sexta-feira, dia 19/06/26, às 18h, na residência da família, nº 47, na Agrovila 03, do Bloco 04, Mandantes, área rural de Petrolândia - PE.  

*A família agradece a presença de todos. 

Informações/foto: A família 
por Redação do Blog Sertão News, 17/06/26

SUPLENTE DE VEREADOR ASSUMIRÁ MANDATO NA CÂMARA DE PETROLÂNDIA - PE: Jefferson Técio assume mandato de vereador na na casa legislativa nesta quinta-feira (18/06/26)

Segundo apurou a reportagem do Blog PN Petrolândia Notícias, a Câmara Municipal de Petrolândia dará posse, na manhã de quinta-feira (18/06), a Jefferson Técio de Souza Silva (PSB), primeiro suplente do partido, em cumprimento à decisão liminar expedida pela 2ª Vara da Comarca de Petrolândia - PE.

A convocação ocorre após determinação do juiz Daladiê Duarte Souza, que reconheceu o direito do suplente de assumir uma cadeira no Legislativo Municipal diante do impedimento do vereador titular Cristiano Lima dos Santos, que permanece preso preventivamente após ser acusado de ter sido o autor do homícidio que vitimou o mergulhador Samy Oliveira em janeiro deste ano.

Ao comentar o cumprimento da decisão judicial, o presidente da Câmara Municipal, Erinaldo Alencar Fernandes (Dedé de França), afirmou:

“Estou cumprindo o mandado de segurança expedido pela 2ª Vara da Comarca de Petrolândia. Estarei dando posse ao primeiro suplente do PSB, Jefferson Técio de Souza Silva.”

A decisão judicial estabelece que Jefferson Técio assuma o mandato enquanto persistir o impedimento do vereador titular ou até nova deliberação da Justiça.

Com a posse marcada para esta quinta-feira, a Câmara Municipal de Petrolândia passará a contar temporariamente com a participação do suplente nas atividades legislativas da Casa.

Por Redação do Blog Petrolândia - PE| 
Foto: Reprodução do Instagram

Blog Sertão News, 16/06/26 

HOMEM É EXECUTADO A TIROS EM BAR NO MUNICÍPIO DE PESQUEIRA - PE

Um homem foi assassinado a tiros na noite desta terça-feira (16/06), no município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco.



De acordo com informações da polícia, Mauro Alexandre Alves Lira estava em um bar quando homens armados chegaram ao local em um veículo e efetuaram diversos disparos de arma de fogo. Ainda segundo relatos, a vítima teria tentado fugir e reagido à ação criminosa, chegando a trocar tiros com os suspeitos. Há informações de que um dos criminosos pode ter sido baleado durante o confronto, porém não houve registro de entrada de feridos em unidades de saúde da região, nem confirmação oficial por parte das autoridades.

Mauro Alexandre Alves Lira não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Após o crime, os autores fugiram e, até o momento, não foram identificados.

Equipes da Polícia Militar, do Instituto de Criminalística (IC) e da Polícia Civil realizaram os procedimentos necessários na cena do homicídio. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Fonte: Portal Agreste Violento
Blog Sertão News, 16/06/26



terça-feira, 16 de junho de 2026

PGR se manifesta contra revisão da condenação de Bolsonaro

Parecer foi enviado hoje para o Supremo Tribunal Federal

Rosinei Coutinho/STF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta terça-feira (16/06) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer contra o pedido de revisão criminal do ex-presidente Jair Bolsonaro para anular a condenação a 27 anos e três meses de prisão no processo da trama golpista.

No documento, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirma que o processo já foi encerrado e não foi apresentado pela defesa do ex-presidente nenhum fato inédito para justificar mudanças na condenação. 

"O título condenatório é hígido e está assentado em vigoroso conjunto probatório. A execução da pena imposta a Jair Messias Bolsonaro foi determinada e mantida pela Suprema Corte, após a apreciação minudente das teses defensiva", disse Gonet. 

O procurador acrescentou que não há razão relevante para diminuir a pena de Bolsonaro. 

"As teses suscitadas pelo autor na inicial da presente ação revisional não trouxeram nenhum ineditismo a legitimar a desconstrução do pronunciamento jurisdicional definitivo, quer por contrariedade ao texto expresso da lei penal ou à evidência dos autos, quer porque fundada em depoimentos, exames ou documentos comprovadamente falsos ou, ainda, pela descoberta de novas provas", completou. 

Entenda 

No dia 8 de maio, a defesa de Bolsonaro protocolou uma revisão criminal no Supremo e sustentou que a condenação deve ser revista porque houve “erro judiciário”.

No recurso, a defesa contestou a tramitação do processo que condenou o ex-presidente. Para os advogados, por estar na condição de ex-presidente, Bolsonaro deveria ter sido julgado pelo plenário da Corte, e não pela Primeira Turma.

Os advogados também afirmaram que a delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, não foi voluntária e deve ser anulada. A falta de acesso integral às provas da investigação também suscitada.

No mérito, a defesa acrescentou que não foram indicadas provas da participação de Bolsonaro nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e na liderança de um plano para planejar um golpe de Estado.  

No ano passado, Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma da Corte, formada pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

Conforme determina o regimento interno do Supremo, a revisão criminal deverá ser julgada pela Segunda Turma, composta por André Mendonça e Nunes Marques, ambos indicados por Bolsonaro, além de Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Luiz Fux.

O relator do caso é Nunes Marques. Não há prazo para julgamento da revisão. 

Atualmente, Bolsonaro está em prisão domiciliar temporária por razões de saúde. 

por Andre Richter - Repórter da Agência Brasil
Edição: Valéria Aguiar

Blog Sertão News, 16/06/26

No G7, Lula cobra empenho dos países ricos diante de desigualdades

Presidente foi como convidado à reunião das principais economias

Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou nesta terça-feira (16/06) mais empenho dos países ricos para redução das desigualdades no mundo. O discurso foi feito em Évian, na França, durante a Cúpula do g7, que reúne as principais economias do mundo.

De acordo com o presidente, a desigualdade entre países ricos e pobres tem aumentado.

“Os desafios se multiplicam, mas a solidariedade internacional encolhe. A distância que separa a prosperidade de Évian da realidade enfrentada por bilhões de pessoas no Sul Global não está diminuindo”, disse Lula. 

O presidente brasileiro foi convidado para o encontro do G7. “Nossa tarefa é corrigir as desigualdades de um sistema que produz riqueza em abundância, mas que distribui oportunidades de forma profundamente assimétrica”, afirmou.

Crítica às guerras

Lula afirmou que, no ano passado, alertou que o Programa Mundial de Alimentos perdeu cerca de 40% do financiamento. “A Organização Mundial da Saúde e o UNICEF reduziram seus orçamentos em mais de 20%. Guerras e conflitos também continuam desviando o foco da agenda do desenvolvimento”, destacou. 

Ainda sobre os gastos militares anuais, ele lamentou que houve uma soma de quase US$ 3 trilhões. “Não são cifras abstratas. Elas impactam diretamente o cotidiano dos habitantes de países em desenvolvimento”

Esses impactos, segundo o presidente, afetam milhões de pessoas sem acesso à alimentação adequada, à educação e à saúde. “O mundo em desenvolvimento transfere 1,4 trilhão de dólares por ano em serviço da dívida, valor sete vezes superior à ajuda recebida dos países ricos”, afirmou Lula.

Lula recordou que, em 2003, uma das primeiras tarefas dele como presidente foi participar da Cúpula do então-G8. Desde aquele ano, houve outras nove cúpulas do G8 ou G7. “Em todas nos defrontamos com desafios que afetam milhões de pessoas. Mas em nenhuma conseguimos construir respostas coletivas e duradouras”.

"Respostas falaciosas"

Lula contextualizou que prosperaram discursos que defenderam desregulamentação de mercados, Estado mínimo e austeridade como fins em si mesmos. “Agora, o protecionismo e o unilateralismo ressurgem como respostas falaciosas para a complexidade dos nossos problemas”.

Sem citar o nome do empresário Elon Musk, Lula apontou que o primeiro trilionário do mundo é mais rico do que os 46% mais pobres da população mundial.

“Nossa tarefa é corrigir as desigualdades de um sistema que produz riqueza em abundância, mas que distribui oportunidades de forma assimétrica”.

Lula ainda acrescentou que a Conferência de Sevilha sobre Financiamento para o Desenvolvimento apontou para o que seria a direção correta. “O desafio não é administrar a escassez. O déficit que enfrentamos é de implementação e de vontade política”

Luiz Cláudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil
Edição: Aline Leal

Blog Sertão News, 16/06/26

STF condena Eduardo Bolsonaro a inelegibilidade e a 4 anos de prisão

Ex-deputado ainda perdeu o cargo de escrivão da Polícia Federal

Lula Marques/ Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta terça-feira (16/06) o ex-deputado Eduardo Bolsonaro a 4 anos e dois meses anos de prisão em regime semiaberto pelo crime de coação no curso do processo. Cabe recurso contra a decisão.

Além do tempo de prisão, o ex-deputado foi condenado a oito anos de inelegibilidade e à perda do cargo de escrivão da Polícia Federal. 

Por unanimidade, o colegiado concordou com a acusação apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e entendeu que há provas para concluir que o ex-deputado articulou o tarifaço dos Estados Unidos contra as exportações brasileiras para tentar evitar a condenação do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, no processo da trama golpista.

Além disso, outras medidas adotadas pelo governo norte-americano, como a revogação dos vistos de ministros da Corte e do governo federal e a aplicação das sanções econômicas da Lei Magnitsky, também tiveram o mesmo objetivo, conforme o entendimento da Corte. 

Ex-deputado

Desde o ano passado, Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos, desta forma, perdeu o mandato de parlamentar por faltar às sessões da Câmara dos Deputados.

Na prática, Eduardo não deve cumprir a pena enquanto estiver no exterior. O ex-deputado é aliado do presidente Donald Trump, e a notificação para cumprimento da pena dificilmente seria cumprida pelo governo norte-americano

Acusação 

Durante o julgamento, a acusação foi lida pelo subprocurador-geral da República Antônio Edilio Magalhães Teixeira, que defendeu a condenação de Eduardo. 

Segundo o subprocurador, as ameaças de Eduardo ocorreram durante a tramitação do processo da trama golpista e foram concretizadas por meio do tarifaço, a suspensão dos vistos de oito dos 11 ministros da Corte e por meio das sanções econômicas da Lei Magnitsky. 

Defesa

A defesa do ex-deputado foi feita pela Defensoria Pública da União (DPU). 

Durante a sustentação, o defensor público federal Esdras dos Santos Carvalho disse que Eduardo não teve ingerência na decretação das medidas do presidente Donald Trump contra o Brasil. Segundo Esdras, Eduardo realizou "interlocução política"

"Eduardo não teve poder decisão sobre a política externa dos Estados Unidos, não integra o governo norte-americano e não exerce função pública naquele país", afirmou. 

Votos

O placar unânime de 4 votos a 0 foi obtido a partir do voto do relator, ministro Alexandre de Moraes

O ministro disse que o ex-deputado levou desinformação ao governo norte-americano e prejudicou o Brasil. Contudo, segundo Moraes, as ações não impediram a condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão. 

A manifestação do relator foi seguida pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.  

André Richter - Repórter da Agência Brasil
Edição: Aline Leal

Blog Sertão News, 16/06/26

Vorcaro pagou hospedagem para Motta e Ciro Nogueira em Lisboa, diz PF

Informação consta em relatório da Operação Compliance Zero

Sindicato dos policiais federais-DF

A Polícia Federal (PF) concluiu que o banqueiro Daniel Vorcaro pagou diárias em um hotel em Lisboa para o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o senador Ciro Nogueira (PP-PI) em 2024

A informação consta em um relatório das investigações da Operação Compliance Zero, produzido pela corporação em abril deste ano. O documento foi tornado público nesta terça-feira (16) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, relator do caso Master na Corte. 

Segundo a PF, mensagens de WhatsApp encontradas no celular do banqueiro revelam que Vorcaro solicitou a um aliado chamado Leo Serrano, no dia 18 de junho de 2024, a realização de reservas de hotel na capital portuguesa para "Ciro e Hugo". De acordo com os investigadores, nomes se referem ao presidente da Câmara e ao senador.

Em seguida, o banqueiro enviou uma mensagem de áudio para Serrano e demonstrou preocupação com a privacidade do Hotel Four Seasons, local escolhido para a hospedagem. 

"Após a realização das reservas, ainda no mesmo dia, Daniel Bueno Vorcaro encaminhou mensagem de áudio na qual demonstrou acentuada preocupação com a privacidade do evento, ressaltando, inclusive, a necessidade de privatização do espaço localizado em frente ao local, a fim de impedir qualquer visualização do que ocorresse em seu interior", diz o relatório.

Motta não é investigado pela PF. O senador está entre os investigados e já foi alvo de busca e apreensão autorizada pelo STF. 

Custos

De acordo com a PF, o custo de cinco diárias no hotel foi de aproximadamente 3 mil euros, equivalente a R$ 18 mil. Uma fatura do pagamento foi encontrada no e-mail do banqueiro 

"A própria invoice [nota fiscal] indica a contratação de “2x Jr. Suítes”, sendo uma destinada a Ciro Nogueira e outra a Hugo Motta, o que reforça a identidade dos beneficiários da despesa", informou a corporação.

Proximidade

O relatório da Operação Compliance também revelou a proximidade entre Ciro Nogueira e Vorcaro. Segundo a PF, Ciro teve viagens pagas por Vorcaro a Paris, Nova Iorque e Courchevel, nos Alpes franceses

Pelos cálculos da corporação, as viagens custaram mais de R$ 400 mil.

"Conclui‑se que o benefício econômico direto atribuído a Ciro Nogueira, decorrente das viagens internacionais examinadas no subtópico 5.3.4, perfaz o montante de R$ 468.721,78, sem considerar os gastos com voos privados", concluiu a PF. 

Outro lado 

Na tarde de hoje, ao ser perguntado por jornalistas sobre o episódio, Motta disse que está "tranquilo" e que esteve em Lisboa para participar de um evento jurídico promovido pelo ministro Gilmar Mendes.

Até o momento, Ciro Nogueira não se pronunciou sobre o relatório da PF

por Andre Richter - Repórter da Agência Brasil
Edição: Valéria Aguiar

Blog Sertão News, 16/06/26

Ex-GCM de Paulo Afonso (BA) Juscelino Paulino, de 46 anos, 3º Sgt da PM de Pernambuco morre após grave acidente de trânsito em Petrolina - PE

Juscelino Paulino, de 46 anos, atuou na Guarda Civil Municipal de Paulo Afonso - BA entre 2007 e 2008

Um grave acidente de trânsito registrado na tarde deste sábado (13/06), na PE-626, conhecida como Estrada das Pedrinhas, em Petrolina, terminou em tragédia. O 3º Sargento da Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) Juscelino Paulino, de 46 anos, conduzia uma motocicleta quando colidiu com um veículo Jetta e não resistiu aos ferimentos.

A colisão ocorreu por volta das 14h30 e mobilizou equipes de socorro, que prestaram atendimento ao militar ainda no local. O estado de saúde dele era considerado gravíssimo e, apesar dos esforços das equipes médicas, o sargento não sobreviveu.

Antes de ingressar na Polícia Militar de Pernambuco, Juscelino atuou como Guarda Civil Municipal (GCM) na cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia, entre os anos de 2007 e 2008. A passagem pela corporação baiana marcou boa parte dos colegas que trabalharam com ele naquele período.

A notícia da morte se espalhou rapidamente pelas redes sociais e provocou grande comoção entre familiares, amigos e colegas de profissão, tanto em Pernambuco quanto na Bahia. Conhecido pela dedicação ao trabalho e pelo bom relacionamento com a comunidade, ele deixa um legado de serviços prestados à segurança pública.

Em nota publicada nas redes sociais, a Guarda Civil Municipal de Paulo Afonso lamentou a perda do ex-integrante da corporação: "Recebemos com muita tristeza o falecimento do nosso irmão Juscelino, o mesmo pertenceu à Guarda Civil Municipal de Paulo Afonso e atualmente estava na Polícia Militar de Pernambuco. Que o nosso bondoso Deus conforte e console os corações dos seus familiares. Lamentável."

As circunstâncias do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.



por Portal ChicoSabeTudo

Blog Sertâo News, 16/06/26 

domingo, 14 de junho de 2026

5º Jantar para Pastores em Petrolândia - PE foi realizado sábado 13/06/26 em comemoração ao Dia do Pastor (comemorado no 2º domingo do mês de junho)

O empresário Lenivaldo do Restaurante Águia juntamente com sua esposa realizam o 5º Jantar para Pastores em Petrolândia - PE, já virou tradição.

Em comemoração ao dia do pastor que é celebrado no 2º domingo do mês de junho, o empresário tem a alegria de honrar os pastores da cidade, foi oferecendo na noite sábado 13/06 um momento de comunhão e muita alegria, além de um jantar maravilhoso.

Que Deus continue abençoando e prosperando o empresário Lenivaldo do Restaurante Águia e toda sua família, em nome de Jesus.

VÍDEO DO JANTAR AQUI 

]

Realização: Lenivaldo do Restaurante Águiaa
Apoio/parceiro: Conselho de Ministros Evangélicos de Petrolândia COMEP

Blog Oxente News, 14/06/26


Nota de Falecimento (Petrolândia - PE): Com pesar noticiamos o falecimento da senhora Maria Lúcia da Silva Barbosa, conhecida por Lúcia de "Piu"

Maria Lúcia da Silva Barbosa

NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu na manhã deste sábado, dia 13/06/26, no projeto Icó-Mandantes, área rural de Petrolândia - PE,   a senhora Maria Lúcia da Silva Barbosa, de 60 anos, mais conhecida por Lúcia de Piu (esposo - in-memoriam). 

O seu VELÓRIO  está ocorrendo na residência da família, na Agrovila 03 dos Mandantes, Bloco 04. 

Seus filhos: Leonardo Manoel, Linduardo e Francisco de Assis (Diar); Suas Irmãs: Rosângela, Sandra, Sônia , Luciene, *[a família de sua irmã Fátima (in-memoriam)] e seu irmão Valdemar (Valdão da Agrovila 07 da reta) e demais familiares, convidam parentes e amigos para o seu SEPULTAMENTO, que está previsto para este Domingo, 14/06, às 16h no Cemitério Municipal São Francisco de Assis, em Petrolândia - PE.

A família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato de solidariedade humana.

Informações/foto: A família 
por Redação do Blog Oxente News, 14/06/26

sábado, 13 de junho de 2026

Brasil sofre com Marrocos e estreia na Copa do Mundo com empate

Vini Jr. marca um belo gol, mas Seleção não consegue a virada

Reuters/John Sibley/proibida reprodução

A caminhada em busca do hexa da Copa do Mundo iniciou dramática para o Brasil. Neste sábado (13/06), a seleção verde e amarela empatou por 1 a 1 com Marrocos no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Essa foi a partida de abertura do Grupo C, que ainda tem Haiti e Escócia. As duas seleções ainda se enfrentam na rodada.

A expectativa era de um confronto difícil. Se a equipe brasileira ocupa o sexto lugar do ranking da Federação Internacional de Futebol (Fifa), a marroquina aparece logo atrás e vem de uma semifinal no último Mundial, no Catar.

A seleção de Carlo Ancelotti foi dominada na maior parte da etapa inicial e sofreu o gol, em contra-ataque veloz dos africanos. O time brasileiro não se encontrava em campo e errava muito. Vinícius Júnior, porém se destacava. Parecia mais à vontade no jogo e em jogada individual empatou com um belo gol.

O Brasil até teve maior presença ofensiva nos 45 minutos finais, mas sem eficiência suficiente. Mudanças no time no segundo tempo melhoraram a saída de bola e deram mais volume de jogo para a Seleção, mas não o suficiente para virar o jogo. Em um confronto que prometia ser muito equilibrado, a lógica prevaleceu.

Fim do mistério

Ancelotti fez mistério ao longo da semana e evitou dar pistas da escalação nos 15 minutos diários aos quais a imprensa tinha acesso nos treinos. As maiores dúvidas foram sanadas cerca de uma hora e meia antes de a bola rolar, com a divulgação dos titulares. A opção foi por Ibañez no lugar de Wesley, cortado por lesão, e de Igor Thiago no comando do ataque.

Primeiro tempo no lucro

A partida iniciou com Marrocos no controle das ações. A seleção africana ocupou o campo de ataque e pressionou a saída de bola, aproveitando o nervosismo do Brasil, que encontrava dificuldades para trocar passes e cometia erros em sequência. Em 15 minutos, os Leões do Atlas (como é conhecido o time marroquino) já tinham seis chutes, ainda que nenhum de grande perigo, e mais de 55% de posse.

Quando os brasileiros pareciam se encontrar no jogo, veio o gol marroquino. Aos 20 minutos, Bilal El Khannous desarmou Lucas Paquetá, que não conseguiu dominar o passe forte de Ibañez, e deu início ao contra-ataque. O também meia Brahim Diaz recebeu pelo meio e lançou Ismael Saibari. O atacante superou a dupla de zaga na velocidade e tocou por cobertura, na saída de Alisson.

O gol deixou o Brasil ainda mais tenso em campo, sem conseguir ajustar a marcação, frágil e lenta. Marrocos aproveitou e sufocou o time de Ancelotti na defesa. Para complicar, Ibañez e Casemiro receberam cartões amarelos e ficaram pendurados, sob risco de expulsão.

Parecia que somente a qualidade individual recolocaria a seleção brasileira no jogo. E ela veio com Vinícius Júnior. Aos 31, o camisa 7 recebeu do volante Bruno Guimarães na área pela esquerda, driblou o meia Neil El Aynaoui e bateu forte e cruzado para deixar tudo igual. Um belo gol em Nova Jersey.

Herói na estreia dos EUA na Copa, Balogun nasceu no país por acaso

Atacante é cidadão americano graças a regra criticada por Trump

REUTERS/Matthew Childs/Proibida reprodução

Destaque na vitória dos Estados Unidos sobre o Paraguai por 4 a 1, o atacante Foralin Balogun representa o país nesta Copa do Mundo por um mero golpe do acaso. Autor de dois gols na partida desta sexta-feira (12/06), Balogun nasceu nos EUA apenas porque a companhia aérea impediu sua mãe, Florence, grávida de sete meses de retornar para a Inglaterra, onde morava.

Sem poder voar, Florence e o marido, Ben, permaneceram em Nova York, onde Folarin nasceu no dia 3 de julho de 2001, obtendo assim a cidadania norte-americana. Poucas semanas após o nascimento, ele e os pais, de origem nigeriana, retornaram para a Europa.

A situação inusitada chama atenção já que o atacante, estreante na Copa do Mundo, jamais morou nos EUA ou defendeu um time do país.

Criado na Inglaterra, Balogun iniciou sua carreira no futebol em Londres, onde vivem seus pais. Ele chegou ao Arsenal aos 8 anos de idade. Passou por todas as categorias, chegando a jogar pelas seleções de base da Inglaterra, e teve sua estreia profissional em 2020.

Ainda em solo inglês, jogou também pelo Middlesbrough antes de ir para a França defender o Reims, onde explodiu para o mundo na temporada 2022-23, marcando 21 gols na Ligue 1 francesa. De lá foi para o Monaco, seu clube atual, onde brilha, após uma transferência de cerca de €40 milhões em 2023.

Ainda em 2023, Balogun optou por exercer seu direito de cidadania e defender os EUA. Consagrado em sua estreia na Copa de 2026, a história do "americano por acidente" chama atenção ainda mais, em razão das políticas migratórias restritivas adotadas pelo governo de Donald Trump.

“Bebê âncora”

Uma delas é a forte oposição ao conceito de cidadania por direito de nascimento, chamada pejorativamente pelo atual governo de "bebês âncora". Em janeiro, de 2025, Trump assinou uma ordem executiva para acabar com a cidadania por nascimento de filhos de pais que não estão em situação regular no país.

A medida foi contestada por juristas que entraram na Justiça contra a ordem de Trump. Dois meses depois, em março, o governo pediu à Suprema Corte que permita que as restrições à cidadania por direito de nascença entrem em vigor parcialmente enquanto as disputas legais na Justiça ainda se desenrolam.

Se as propostas radicais de restrição migratória estivessem em vigor em 2001, o destino de Balogun teria sido completamente diferente e a seleção norte-americana não contaria com sua estrela principal.

Artilharia

A estreia de Balogun na seleção sob o comando de Mauricio Pochettino foi de gala, no estádio localizado na região de Los Angeles, na Califórnia (EUA).

Na vitória por 4 a 1 sobre o Paraguai que abriu o Grupo D, o camisa 20 marcou dois gols ainda no primeiro tempo, garantindo a artilharia provisória do torneio.

Em uma Copa do Mundo com traços nítidos de preconceito do governo do EUA a estrangeiros, com recusa de vistos a atletas, integrantes de delegação, torcedores e até a um árbitro da Somália, sobra espaço ao menos para uma ironia. O grande herói dos Estados Unidos só tem de estadunidense um pedaço de papel que atesta seu local de nascimento. Nada o conecta ao povo que Trump tanto celebra. Na verdade, o liga intimamente aos estrangeiros que o presidente insiste em repelir.

Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil
Edição: Marcelo Brandão

Blog Oxente News, 13/06/26

Vini Jr. salva Brasil de sufoco contra Marrocos, e Seleção fica no empate

Saibari abre o placar em bonito gol para os africanos, mas camisa 7 empata em linda jogada individual

Vini Jr Vinicius Junior gol Brasil Seleção Copa do Mundo Marrocos (Foto: Getty Images)

Jogo de pouco controle e salvo por Vini Jr. Não é exatamente sensação nova para Carlo Ancelotti - de tantas vezes que viu esse roteiro em Madri -, mas resume o empate de 1 a 1 da estreia do Brasil na abertura do grupo C da Copa de 2026.

No estádio Metlife lotado - mais de 80 mil pessoas em Nova Jersey (EUA) -, o Brasil saiu atrás - em lindo gol de Saibari, que encobriu Alisson -, não jogou bem e sofreu com a forte marcação. Mas saiu com empate graças à individualidade do seu camisa 7.

PRIMEIRO TEMPO

Com Igor Thiago na frente, Ibañez e Douglas Santos nas laterais, o time de Carlo Ancelotti passou apuros no início da partida de estreia no MetLife, pelo grupo C. Até Saibari fazer bonito gol, aos 21, em contra-ataque ligeiro que começou com passe forçado de Ibañez e erro de Paquetá, os marroquinhos eram superiores no jogo. Ficou perto de marcar em bonito lance de Mazraoui e chute de Ayanaoui que Bruno Guimarães salvou.

Mas Vini Jr. estava lá para igualar as coisas. O mais perigoso jogador do Brasil já tinha deixado Igor Thiago em condições de marcar e, desta vez, foi ele, em boa tabela com Bruno, quem foi na ponta e fuzilou. O empate saiu aos 31 minutos. Um alívio para um primeiro tempo bem complicado da Seleção. Antes do intervalo, Paquetá quase virou num bonito voleio em cruzamento de Douglas Santos.

SEGUNDO TEMPO

Com Danilo e Fabinho no lugar dos amarelados Ibañez e Casemiro, o Brasil teve uma chance logo no início da segunda etapa. Esperto, Lucas Paquetá bateu lateral rápido para Igor Thiago. Ele pegou de esquerda para boa defesa de Bono. O Brasil parecia que teria melhor desempenho no tempo final, principalmente depois da entrada de Luiz Henrique. Logo nas primeiras jogadas, ele passou para Bruno Guimarães, que cruzou fechado, mas Raphinha não alcançou a bola.

A Seleção criou mais duas boas chances na partida, novamente com Raphinha em boa trama de Vini e Matheus Cunha, que entrou na metade do segundo tempo. No finzinho, Danilo Santos, em novo passe de Luiz Henrique, chutou em cima de Bono. Antes do apito final, Marrocos teve sua chance quando El Aynaoui e Amaimouni chutaram e Alisson fez boas defesas.

COMO FICA?

Com o empate, Brasil e Marrocos somam um ponto cada. Haiti e Escócia se enfrentam ainda neste sábado, às 22h (horário de Brasília), para completar a primeira rodada do Grupo C.

AGENDA

O Brasil volta a campo na próxima sexta-feira 19/06. A Seleção enfrenta o Haiti, às 21h30 (de Brasília), na Filadélfia. Marrocos duela contra a Escócia, às 19h.

OLHA ELE AÍ

Ronaldo Fenômeno entrega troféu de melhor em campo para Vini Jr Vinicius Junior em Brasil x Marrocos (Foto: Hannah Peters - FIFA/FIFA via Getty Images)

No jogo de número 50 com a camisa da Seleção, Vini Jr. chegou ao décimo gol. Se a média não é alta, ele foi decisivo outra vez em seu quinto jogo de Copa. Em 2022, aos 22 anos, em quatro partidas, marcou uma vez - nas oitavas de final contra a Coreia do Sul -, deu duas assistências e participou diretamente de mais um gol.

Contra Marrocos, salvou o Brasil de momento bem difícil no primeiro tempo em linda jogada individual, depois de receber de volta a bola de Bruno Guimarães. Não teve a mesma qualidade na segunda etapa, mas deu mostras de que será muito importante no esquema e na personalidade do time de Ancelotti.

RAPHINHA DECEPCIONA

A outra estrela do ataque brasileiro não foi bem. Raphinha jogou toda a partida, lutou muito, mas teve muitas dificuldades no duelo contra Mazraoui, que levou a melhor na maior parte dos lances.

Ele também não foi feliz nas chances que teve no ataque. A principal delas no fim da partida, quando Vini Jr. rolou para trás e Raphinha bateu rasteiro, mas com pouca força e direção.

por G1
Blog Oxente News, 13/06/26

Jaboatão - PE mulher é morta a tiros pelo companheiro na frente de duas filhas; ele fez chamada de vídeo na hora do crime


Uma mulher de 21 anos foi assassinada a tiros na manhã deste sábado, 13/6, na Comunidade Vila Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife; o crime ocorreu dentro da residência da vítima e na presença das duas filhas, uma criança de 3 anos e um bebê de 3 meses. A vítima foi identificada como Tamiry Mirelly Souza dos Santos.

De acordo com informações preliminares da polícia, o autor do feminicídio foi o companheiro dela, Felipe Marcos Santos da Silva, de 30 anos, preso em flagrante logo após o crime.

Segundo as investigações iniciais, Felipe realizou uma chamada de vídeo para a irmã de criação da vítima e, durante a ligação, efetuou diversos disparos de arma de fogo contra Tamiry. A jovem foi atingida por tiros de pistola calibre .40 e morreu no local.

Após cometer o crime, o suspeito fugiu no carro dele, mas foi localizado e preso ainda com a arma utilizada no crime. Conforme a polícia, Felipe apresentava diversas escoriações pelo corpo.

Antes de ser levado para a delegacia, ele foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Curado II para atendimento médico. Em seguida, foi conduzido ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

A arma de fogo foi apreendida e será submetida à perícia. O caso é tratado como feminicídio e segue sob investigação da Polícia Civil.

O crime causou forte comoção na comunidade, principalmente pelo fato de ter ocorrido na presença das filhas da vítima e durante uma chamada de vídeo com um familiar.



por Jailson Ferreira
do Portal Agreste Violento

Blog Oxente News, 13/06/26