CLICK NA IMAGEM E ACESSE

Farmácia Esperança - BNE (Petrolândia - PE)

Farmácia Esperança - BNE (Petrolândia - PE)

ELETROLÉO

ELETROLÉO

JULIANO PESCA SUB

JULIANO PESCA SUB
CLICK NA IMAGEM E ACESSE O CANAL

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Câmara: governo retira urgência do fim da escala 6x1 e destrava pauta

Com isso, Casa fica liberada para votar outras matérias prioritárias

Lula Marques/Agência Brasi

O governo federal retirou o regime de urgência do Projeto de Lei (PL) 1838/26 que acaba com a escala de trabalho 6x1. A proposta é um dos temas da reunião de líderes realizada na tarde desta terça-feira (16/06), na Câmara dos Deputados. Por ter sido encaminhado em regime de urgência, o projeto vinha trancando a pauta do plenário da Casa. Com a retirada da urgência, a Câmara fica liberada para votar outras matérias.

O ministro de Relações Institucionais, José Guimarães, explicou, em uma rede social, que o governo decidiu retirar a urgência para que outros projetos considerados prioritários avancem, a exemplo da atualização do teto do microempreendedor individual (MEI), da regulação sobre a inteligência artificial (IA) e da criminalização da misoginia.

“O fim da escala 6 x1 sem redução de salário é a prioridade do Governo do Brasil neste momento. Após a aprovação da PEC na Câmara dos Deputados, conduzida pelo presidente  @HugoMottaPB, agora cabe ao Senado Federal, sob a liderança do presidente  @davialcolumbre, consolidar essa conquista dos trabalhadores brasileiros”, escreveu.

Misoginia

Durante a reunião de líderes, os deputados também debateram o PL 896/23, que equipara a misoginia ao crime de racismo, o que a torna inafiançável e imprescritível.


Havia a expectativa que o texto pudesse ser analisado na sessão desta terça-feira. Mas os líderes acordaram em pautar a matéria para a última semana de junho.

Na última quarta-feira (10/06), a coordenadora do grupo de trabalho que debate a proposta, deputada Tabata Amaral (PSB-SP), apresentou uma nova versão do texto, que já foi aprovado no Senado.

No seu relatório, a deputada destacou haver uma convergência central sobre “a íntima relação entre o discurso de ódio e inferiorização das mulheres e a prática de crimes graves”, evidenciando que o feminicídio é muitas vezes uma "morte anunciada" precedida por violência verbal e simbólica.

Entre os pontos levantados na proposta está proporcionar atendimento policial especializado às vítimas, considerando sua situação de vulnerabilidade e o risco de revitimização.

“As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) desempenham um papel fundamental na rede de proteção à mulher e, podem, portanto, oferecer um espaço de acolhimento qualificado e humanizado para aquelas que enfrentam a violência decorrente de misoginia”, afirmou a deputada.

A proposta também modifica o Artigo 8º da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) para acrescentar medidas de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher com foco na identificação precoce de fatores de risco, na avaliação periódica de impacto das ações governamentais e não governamentais, na promoção de programas de fortalecimento dos vínculos familiares e de suportes econômicos e sociais que mitiguem a dependência financeira que mantém vítimas mulheres presas ao ciclo de abusos.

*Matéria ampliada às 18h23 para inclusão das declarações do ministro José Guimarães.

Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil
Edição: Juliana Andrade
Blog Sertão News, 19/06/26


Proposta que criminaliza misoginia avança na Câmara dos Deputados

Grupo de trabalho aprovou relatório; PL ainda deve passar no plenário

Lula Marques/ Agência Brasil

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que debateu o projeto de combate à misoginia aprovou nesta terça-feira (16/06) o parecer da deputada Tabata Amaral (PSB-SP). O projeto de Lei (PL) 896/23 criminaliza a prática equiparando-a ao crime de racismo. 

A proposta também amplia a punição para casos praticados na internet com objetivo de obter lucro, audiência, engajamento ou visibilidade, além de prever a realização de campanhas públicas de enfrentamento à misoginia.

O projeto de lei, que já foi aprovado no Senado, ainda precisa ser votado no plenário da Câmara. 

Mais cedo, havia a expectativa de que a proposta pudesse ter a análise iniciada no plenário ainda nesta terça-feira, diante da decisão do governo de retirar o regime de urgência para PL 1838/26, do governo federal, que acaba com a escala de trabalho 6X1.

As duas propostas foram temas da reunião de líderes que aconteceu na tarde de hoje, mas os líderes entraram em acordo para pautar a matéria na última semana de junho.

El Niño fará Brasil ter inverno com menos frio, prevê meteorologia

Fenômeno terá efeitos diversos sobre setor elétrico

Paulo Pinto/Agência Brasil

O inverno no Hemisfério Sul começa exatamente às 5h25 do próximo domingo (21/06). A nova estação é conhecida pelas temperaturas frias, mas, este ano, terá um caráter um pouco diferente. Por causa do fenômeno El Niño, os brasileiros vão sentir menos o frio nos próximos três meses.

A previsão é da empresa de consultoria em meteorologia Nottus, que apresentou, nesta quinta-feira (18/06), um estudo sobre como o fenômeno climático vai impactar o país.

O El Niño se caracteriza quando acontece o aquecimento anormal da região equatorial do Oceano Pacífico. A elevação da temperatura do mar 0,5 grau Celsius (C°) acima da média já caracteriza a condição.

A Agência dos Estados Unidos para Oceanos e Atmosfera (Noaa, na sigla em inglês) confirmou na última semana o início do El Niño.

Chuva e seca

No Brasil, a temporada será marcada pela concentração de chuva além no normal na Região Sul, enquanto as precipitações ficam mais curtas e menos intensas no Norte e Nordeste, favorecendo a chance de secas.

Apuração da PF acusa Jaques Wagner de receber vantagens; senador nega

Operação investiga irregularidades envolvendo o Banco Master

Lula Marques/ Agência Brasil

A decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, que autorizou a nona fase da Operação Compliance Zero deflagrada nesta quinta-feira (18/06) foi baseada em uma investigação da Polícia Federal. De acordo com a apuração policial, o senador Jaques Wagner (PT-BA) teria recebido um apartamento avaliado em R$ 2,45 milhões do banqueiro Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do Banco Master

Em entrevista à Band News, Wagner negou irregularidades e afirmou estar "absolutamente tranquilo" em relação à investigação.

“Até agora, não sou réu; não sou culpado; não sou nada. É uma investigação em cima do que eu imagino que a Polícia Federal encontrou em celulares [apreendidos] ou em alguma delação de alguém que eu desconheço”.

Em sua decisão, Mendonça afirma que a PF, ao pedir que o STF imponha restrições legais aos alvos da 9ª fase da operação, sustentou ter “elementos indicativos de recebimento de vantagens econômicas indevidas pelo parlamentar, direta ou indiretamente, por intermédio de familiares, pessoas de confiança e estruturas societárias vinculadas ao grupo econômico investigado”.

Os investigadores também dizem que “a possível relação ilícita” entre Wagner e Lima “seria antiga, próxima e marcada por elevado grau de confiança pessoal”. Fato que “teria criado ambiente propício à realização de tratativas reservadas em prol da defesa de interesses privados do Banco Master”

Ainda de acordo com a Polícia Federal, o próprio senador teria escolhido um apartamento do residencial Poème Horto, construído em um bairro nobre de Salvador, o Horto Florestal. O documento afirma que Wagner encaminhou a Lima dados do empreendimento e do corretor responsável pela venda da unidade.

De posse dos dados, Lima teria acionado Valério Marega Júnior, apontado como “operador financeiro” do Banco Master, a fim de tratar da compra do imóvel. A negociação foi efetivada com a participação de Daniel e David Lopes Monteiro, dupla que a PF afirma estar vinculada ao núcleo empresarial e jurídico-financeiro do Banco Master

Wagner admitiu conhecer o banqueiro Augusto Lima há algum tempo, mas negou ter qualquer vínculo com o Banco Master ou com Daniel Vorcaro, com quem garante ter se encontrado apenas duas vezes. 

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Quase duas décadas depois, policial que matou Marcos Karatê perde o cargo definitivamente em Alagoas

Governo de Alagoas publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (18/06) o ato formal de perda do cargo de Miguel Rocha Neto, condenado pelo homicídio em 2007 na Jatiúca, em Maceió.


O Governo de Alagoas formalizou nesta quinta-feira (18/06) a perda do cargo público do agente de Polícia Civil Miguel Rocha Neto, condenado pelo assassinato do comerciante e professor de artes marciais Marcos Antonio Dias Alves, o "Marcos Karatê". O crime aconteceu em agosto de 2007, no bairro da Jatiúca, em Maceió. A publicação saiu no Diário Oficial do Estado, 19 anos após o homicídio.

Segundo informações divulgadas pelo portal TNH1, a vítima foi morta dentro de uma Lan House. O sobrinho de Marcos Karatê também foi atingido durante o crime, recebendo um tiro de raspão. Miguel Rocha Neto chegou a ser condenado a 14 anos de prisão pelo assassinato.

A perda do cargo, no entanto, não decorre diretamente da condenação pelo homicídio. De acordo com a fonte original, a medida administrativa foi determinada a partir de outra decisão judicial — proferida pela 16ª Vara Criminal da Capital —, que condenou o agente pela prática dos crimes de extorsão e associação criminosa.

A defesa de Miguel Rocha Neto tentou barrar a expulsão alegando que a condenação ainda não havia transitado em julgado e que aplicar a penalidade antes de esgotados todos os recursos configuraria antecipação de pena. O argumento não prosperou. Parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) de Alagoas apontou que o trânsito em julgado já havia ocorrido e que a perda do cargo foi expressamente determinada após embargos de declaração apresentados pelo Ministério Público no processo de origem.

A PGE ainda registrou que não possui competência para reavaliar os fatos já analisados pelo Poder Judiciário. Com o indeferimento do pedido do servidor, o processo seguiu ao Gabinete Civil para a formalização da demissão.

Após a publicação no Diário Oficial, deverão ser adotadas medidas administrativas complementares: atualização dos registros funcionais, baixa cadastral do servidor, comunicação aos órgãos competentes e informação ao Juízo da Execução Penal sobre o cumprimento da decisão.

O caso chama atenção pela demora entre o crime e a punição administrativa. Mesmo após ser condenado criminalmente, Miguel Rocha Neto chegou a pleitear, na Justiça, sua reintegração aos quadros da Polícia Civil de Alagoas — o que evidencia a longa batalha jurídica que antecedeu a expulsão formal agora concretizada.

por Portal ChicoSabeTudo
Blog Sertão News, 18/06/26

Câmara Municipal de Petrolândia - PE realiza cerimônia de posse do vereador Jefferson Técio em Sessão Extraordinária - 18/06/26

A Câmara Municipal de Petrolândia realizou, na manhã desta quinta-feira (18/06), no Plenário Vereador Pedro Cavalcante da Silva, a cerimônia de posse do vereador Jefferson Técio de Souza Silva, que passa a integrar oficialmente o Poder Legislativo Municipal
A solenidade ocorreu em conformidade com o Edital de Convocação nº 008/2026, publicado pela Presidência da Casa Legislativa.

A Sessão Extraordinária foi convocada pelo presidente da Câmara Municipal, Erinaldo Alencar Fernandes, em cumprimento ao Mandado de Notificação e Intimação expedido pela 2ª Vara da Comarca de Petrolândia/PE, nos autos do Mandado de Segurança nº 0000918-97.2026.8.17.3120. O ato observou os princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade, eficiência e segurança jurídica.

Durante a cerimônia, Jefferson Técio de Souza Silva, 1º suplente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), diplomado pela Justiça Eleitoral, assumiu o exercício do mandato de vereador da Câmara Municipal de Petrolândia, reforçando a representatividade do Legislativo em benefício da população petrolandense.

A Câmara Municipal de Petrolândia reafirma seu compromisso com o respeito às instituições, à legislação vigente e à transparência dos atos públicos, garantindo o pleno funcionamento dos trabalhos legislativos e o cumprimento das determinações judiciais.

A solenidade contou com a presença dos vereadores, servidores da Casa Legislativa, o ex-vereador João Vicente e membros da comunidade, marcando mais um momento importante na história política e administrativa do município.

Vereador Técio empossado

Vereador Técio em seu primeiro momento na tribuna

Vereador Dedé de França (presidente da câmara) e Vereador Técio

Vereador Técio e seu pai o ex-vereador João Vicente Enfemeiro 

Veja todas a imagens da sessão AQUI

REDAÇÃO DO SITE OFICIAL DA CÂMARA MUNICIPAL
Foto: Alex Santos

Blog Sertão News, 18/06/26





Precatórios do FUNDEF: Prefeitura de Petrolândia - PE divulga nota de esclarecimento sobre denuncia do SINPRO (Sindicato dos Professores)


NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Petrolândia vem a público esclarecer informações que têm circulado nas redes sociais e em alguns meios de comunicação acerca dos recursos oriundos dos precatórios do FUNDEF, em razão da divulgação de nota intitulada “Nota de Repúdio e Denúncia Pública”.

Inicialmente, a Administração Municipal reafirma seu absoluto compromisso com a transparência, a legalidade, a moralidade administrativa e a correta destinação dos recursos públicos, especialmente daqueles destinados aos profissionais do magistério.

Contudo, causa estranheza a divulgação de informações que não correspondem à realidade dos fatos e que acabam por gerar insegurança, desinformação e falsas expectativas entre os potenciais beneficiários dos recursos.

É importante esclarecer que a Prefeitura de Petrolândia não pode proceder a qualquer pagamento sem a prévia observância dos requisitos legais e constitucionais que regem a administração pública.

O processo de rateio dos recursos dos precatórios do FUNDEF exige cautelosa análise técnica e jurídica para identificação dos efetivos beneficiários, conferência dos vínculos funcionais, apuração dos períodos de exercício, verificação da existência de sucessores legais e definição dos valores individualmente devidos.

Trata-se de procedimento complexo, que demanda responsabilidade e rigor técnico, justamente para evitar pagamentos indevidos, prejuízos ao erário e futuras responsabilizações dos agentes públicos perante os órgãos de controle.

Ao contrário do que foi divulgado, a Administração Municipal não está promovendo qualquer ocultação de informações nem adotando medidas para inviabilizar o pagamento dos recursos. Pelo contrário, todas as providências necessárias vêm sendo adotadas para garantir que o rateio ocorra de forma segura, transparente e dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação, pela jurisprudência dos tribunais superiores e pelos órgãos de controle.

Também não procede a afirmação de que o Município esteja se recusando ao diálogo. A gestão municipal já realizou reuniões com representantes do sindicato da categoria, oportunidade em que diversos questionamentos foram esclarecidos e informações sobre o andamento dos procedimentos administrativos foram devidamente prestadas.

É igualmente necessário esclarecer que a nota divulgada não representa necessariamente o posicionamento institucional do sindicato da categoria, mas reflete manifestação subscrita por pessoa vinculada à oposição política local, circunstância que evidencia o caráter político-partidário de parte das alegações apresentadas.

A Prefeitura lamenta que um tema tão relevante para os profissionais da educação esteja sendo utilizado para a disseminação de informações imprecisas e para a promoção de narrativas que não contribuem para a solução responsável da questão.

Quanto às alegações relativas a suposto parcelamento de pagamentos, retenção indevida de valores, negativa de incidência de juros ou outras afirmações semelhantes, informa-se que nenhuma decisão definitiva foi adotada sem a conclusão dos estudos técnicos e jurídicos em andamento, razão pela qual a divulgação de informações como fatos consumados revela-se precipitada e desprovida de respaldo oficial.

A Administração Municipal reitera que o único compromisso assumido é com a legalidade, a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos, assegurando que todos aqueles que efetivamente possuírem direito ao recebimento sejam contemplados na forma da lei.

Por fim, diante da circulação de informações sabidamente inverídicas, distorcidas ou potencialmente ofensivas à honra da Administração Pública e de seus agentes, o Município informa que está adotando e continuará adotando todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis para a proteção da verdade dos fatos e da integridade das instituições públicas.

A Prefeitura Municipal de Petrolândia permanece aberta ao diálogo institucional e continuará prestando as informações necessárias pelos canais oficiais, sempre com respeito aos profissionais da educação e à população petrolandense.

Petrolândia/PE, 17 de junho de 2026.

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLÂNDIA

via Blog de Assis Ramalho
Blog Sertão News, 18/06/26

MAIS NEWS RELACIONADA: NOTA DE REPÚDIO E DENÚNCIA PÚBLICA: Alerta geral em Petrolândia - PE; o Golpe da Inviabilização e o Apagão de Transparência nos Precatórios do FUNDEF

quarta-feira, 17 de junho de 2026

NOTA DE REPÚDIO E DENÚNCIA PÚBLICA: Alerta geral em Petrolândia - PE; o Golpe da Inviabilização e o Apagão de Transparência nos Precatórios do FUNDEF

NOTA DE REPÚDIO E DENÚNCIA PÚBLICA: 

ALERTA GERAL EM PETROLÂNDIA – O GOLPE DA INVIABILIZAÇÃO E O APAGÃO DE TRANSPARÊNCIA NOS PRECATÓRIOS DO FUNDEF

O SINPRO (Sindicato dos Professores) e a Comissão de Representação da Análise dos Pagamentos dos Precatórios do FUNDEF, legítimos representantes dos profissionais do magistério de Petrolândia - PE, vêm a público manifestar seu mais veemente REPÚDIO diante das reiteradas condutas comissivas e omissivas do Poder Executivo Municipal. O governo municipal vem promovendo um verdadeiro desmonte dos preceitos de publicidade, moralidade e eficiência administrativa no tratamento dos recursos dos precatórios do FUNDEF (período de 2001 a 2006), gerando profunda revolta e justa indignação na categoria.

Trata-se de um cenário de flagrante descaso com os professores ativos, aposentados, contratados da época e herdeiros — estes últimos, representantes de profissionais que, infelizmente, faleceram sem ver a cor do direito pelo qual tanto lutaram.

Abaixo, os representantes da categoria fundamentam juridicamente e denunciam os abusos cometidos pela gestão pública:

1. AFRONTA AO PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE: O DINHEIRO NA "PORTA DE CASA" E O SIGILO ILEGAL

Os recursos — anunciados publicamente na internet em montante superior a R$ 33 milhões — encontram-se depositados em conta vinculada na agência da Caixa Econômica Federal de Petrolândia há aproximadamente 90 dias. No entanto, para os professores, a distância desse montante parece continental. A gestão municipal sonega o acesso ao valor exato depositado e aos respectivos extratos bancários, violando frontalmente a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e o art. 37, caput, da Constituição Federal. Negar dados mínimos ao SINPRO e à Comissão instituída é uma tentativa de ocultação patrimonial de verba carimbada.

2. DESCUMPRIMENTO DE OFÍCIO E SABOTAGEM INSTITUCIONAL DA COMISSÃO LEGAL

A Comissão de Representação tem sido sistematicamente ignorada. Ofícios formais reiterados, exigindo documentos básicos para a fiscalização, sequer são respondidos, configurando prevaricação e desrespeito ao papel fiscalizador da sociedade civil. Para agravar a ilegalidade, os advogados da Prefeitura se recusam a compor a comissão de análise, descumprindo expressa previsão legal de estruturação do órgão colegiado. Sem a contrapartida técnica do município, tenta-se paralisar os trabalhos por asfixia institucional.

3. ROMPIMENTO DE AGENDA E MANOBRAS PROTELATÓRIAS (MESA DE BLEFE)

O Executivo Municipal cometeu um grave ato de desrespeito ao agendar uma reunião crucial, que contaria com a presença do escritório de advocacia Monteiro & Monteiro, e desmarcar o ato em cima da hora, sem qualquer justificativa idônea ou indicação de nova data (data in albis). Paralelamente, a empresa que deveria comparecer para iniciar a triagem e a formatação da lista de beneficiários sequer deu sinal de vida. Argumenta-se informalmente que a prefeitura "não dispõe de funcionários" para tal tarefa, uma confissão de incapacidade administrativa ou, pior, uma tática deliberada para reter o dinheiro e adiar o pagamento.

4. RELATOS DE PARCELAMENTO ABUSIVO E EXTENSÃO DO DANO CRONOLÓGICO

Circulam graves relatos de que o Executivo pretende fatiar o pagamento em três parcelas: 40% imediatos, 30% em 2027 e 30% em 2028. Essa proposta de postergação, sem qualquer amparo em negociação coletiva legítima, estende a agonia de quem espera há duas décadas pelo cumprimento de uma obrigação constitucional, ferindo a razoável duração do processo e a dignidade do trabalhador.

5. O NÃO PAGAMENTO DOS JUROS MORATÓRIOS

Em ato de extrema gravidade jurídica, o Executivo sinalizou por meio oficial que não pagará os precatórios com os juros de mora referentes ao déficit salarial dos professores no período legal. Tal postura contraria a pacificada jurisprudência dos Tribunais Superiores e do Tribunal de Contas da União (TCU), os quais asseveram que os juros possuem natureza acessória e devem seguir o destino do principal (juros também são verba do magistério - 60%/70%). Retirar os juros é confiscar o patrimônio de direito dos educadores.

EXIGÊNCIAS IMEDIATAS

Diante do exposto, o SINPRO e a Comissão de Representação exigem:

1. Abertura Imediata dos Extratos Bancários da conta do FUNDEF na Caixa Econômica Federal de Petrolândia, garantindo transparência total.

2. Reagendamento Imediato da Mesa de Mediação com a presença do Executivo, do escritório Monteiro & Monteiro e da empresa de listagem.

3. Nomeação e Integração dos Advogados do Município na Comissão de Análise, sob pena de acionamento do Ministério Público por improbidade administrativa diante do descumprimento da lei.

4. Garantia de Pagamento Integral, incluindo o principal e os juros moratórios devidos à categoria.

NOTA DE ALERTA: 

A indignação da categoria transbordou. Os professores de Petrolândia não aceitarão passivamente que o dinheiro da educação permaneça trancado a sete chaves enquanto os detentores de direito sofrem com o descaso. Se as vias do diálogo administrativo forem sumariamente fechadas pelo autoritarismo, a resposta será dada com a força da lei, a judicialização em massa e a mobilização irrestrita nas ruas.

Petrolândia - PE, 17 de junho de 2026.

SINPROSindicato dos Professores de Petrolândia 

Comissão de Representação da Análise dos Pagamentos dos Precatórios do FUNDEF 

Blog Sertã News, 17/06/26


Reunião com o Presidente da Fecomércio Pernambuco é apresentado por Fernando Cruz. Confira!

Reunião com Presidente da Fecomércio Pernambuco é apresentado por Fernando Cruz. Confira!

No dia 13 de junho de 2026, foi realizada uma importante reunião com o presidente da Fecomércio, Bernardo Peixoto, em um encontro promovido por Fernando Cruz

O evento reuniu lideranças e representantes da região para discutir dados e indicadores que contribuem para o planejamento e o desenvolvimento econômico dos municípios do Sertão de Itaparica.

Durante a reunião, Fernando Cruz apresentou informações e levantamentos do IBGE, destacando dados relevantes das cidades de Petrolândia, Floresta, Jatobá e Tacaratu

A apresentação trouxe um panorama atualizado sobre aspectos demográficos, sociais e econômicos dos municípios, permitindo uma análise mais aprofundada da realidade regional.

O presidente Bernardo Peixoto ressaltou a importância da utilização de dados oficiais para orientar ações estratégicas voltadas ao fortalecimento do comércio, dos serviços e das oportunidades de desenvolvimento local. O intercâmbio de informações contribuiu para ampliar o entendimento sobre os desafios e potencialidades existentes em cada cidade apresentada.

O encontro foi marcado pelo diálogo produtivo e pela troca de experiências entre os participantes, reforçando o compromisso da Fecomércio e das lideranças regionais com o crescimento sustentável da região. A iniciativa promovida por Fernando Cruz evidenciou a relevância da informação qualificada como ferramenta para a construção de políticas e projetos que beneficiem a população dos municípios de Petrolândia, Floresta, Jatobá e Tacaratu.

por Fenando Cruz

Blog Sertão News, 17/06/26

 

Missa de 7º Dia em memória da senhora Maria Lúcia da Silva Barbosa será sexta 19/06/26 às 19h na Agrovila 3 dos Mandantes; Petrolândia - PE

Os filhos: Leonardo Manoel, Linduardo Manoel e Francisco de Assis (Diar) convidam parentes e amigos para a Missa de 7º Dia em memória da senhora Maria Lúcia da Silva Barbosa, de 60 anos, mais conhecida por Lúcia de Piu (esposo - in-memoriam). 

A missa ocorrerá na Sexta-feira, dia 19/06/26, às 18h, na residência da família, nº 47, na Agrovila 03, do Bloco 04, Mandantes, área rural de Petrolândia - PE.  

*A família agradece a presença de todos. 

Informações/foto: A família 
por Redação do Blog Sertão News, 17/06/26

SUPLENTE DE VEREADOR ASSUMIRÁ MANDATO NA CÂMARA DE PETROLÂNDIA - PE: Jefferson Técio assume mandato de vereador na na casa legislativa nesta quinta-feira (18/06/26)

Segundo apurou a reportagem do Blog PN Petrolândia Notícias, a Câmara Municipal de Petrolândia dará posse, na manhã de quinta-feira (18/06), a Jefferson Técio de Souza Silva (PSB), primeiro suplente do partido, em cumprimento à decisão liminar expedida pela 2ª Vara da Comarca de Petrolândia - PE.

A convocação ocorre após determinação do juiz Daladiê Duarte Souza, que reconheceu o direito do suplente de assumir uma cadeira no Legislativo Municipal diante do impedimento do vereador titular Cristiano Lima dos Santos, que permanece preso preventivamente após ser acusado de ter sido o autor do homícidio que vitimou o mergulhador Samy Oliveira em janeiro deste ano.

Ao comentar o cumprimento da decisão judicial, o presidente da Câmara Municipal, Erinaldo Alencar Fernandes (Dedé de França), afirmou:

“Estou cumprindo o mandado de segurança expedido pela 2ª Vara da Comarca de Petrolândia. Estarei dando posse ao primeiro suplente do PSB, Jefferson Técio de Souza Silva.”

A decisão judicial estabelece que Jefferson Técio assuma o mandato enquanto persistir o impedimento do vereador titular ou até nova deliberação da Justiça.

Com a posse marcada para esta quinta-feira, a Câmara Municipal de Petrolândia passará a contar temporariamente com a participação do suplente nas atividades legislativas da Casa.

Por Redação do Blog Petrolândia - PE| 
Foto: Reprodução do Instagram

Blog Sertão News, 16/06/26 

HOMEM É EXECUTADO A TIROS EM BAR NO MUNICÍPIO DE PESQUEIRA - PE

Um homem foi assassinado a tiros na noite desta terça-feira (16/06), no município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco.



De acordo com informações da polícia, Mauro Alexandre Alves Lira estava em um bar quando homens armados chegaram ao local em um veículo e efetuaram diversos disparos de arma de fogo. Ainda segundo relatos, a vítima teria tentado fugir e reagido à ação criminosa, chegando a trocar tiros com os suspeitos. Há informações de que um dos criminosos pode ter sido baleado durante o confronto, porém não houve registro de entrada de feridos em unidades de saúde da região, nem confirmação oficial por parte das autoridades.

Mauro Alexandre Alves Lira não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Após o crime, os autores fugiram e, até o momento, não foram identificados.

Equipes da Polícia Militar, do Instituto de Criminalística (IC) e da Polícia Civil realizaram os procedimentos necessários na cena do homicídio. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Fonte: Portal Agreste Violento
Blog Sertão News, 16/06/26



terça-feira, 16 de junho de 2026

PGR se manifesta contra revisão da condenação de Bolsonaro

Parecer foi enviado hoje para o Supremo Tribunal Federal

Rosinei Coutinho/STF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta terça-feira (16/06) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer contra o pedido de revisão criminal do ex-presidente Jair Bolsonaro para anular a condenação a 27 anos e três meses de prisão no processo da trama golpista.

No documento, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirma que o processo já foi encerrado e não foi apresentado pela defesa do ex-presidente nenhum fato inédito para justificar mudanças na condenação. 

"O título condenatório é hígido e está assentado em vigoroso conjunto probatório. A execução da pena imposta a Jair Messias Bolsonaro foi determinada e mantida pela Suprema Corte, após a apreciação minudente das teses defensiva", disse Gonet. 

O procurador acrescentou que não há razão relevante para diminuir a pena de Bolsonaro. 

"As teses suscitadas pelo autor na inicial da presente ação revisional não trouxeram nenhum ineditismo a legitimar a desconstrução do pronunciamento jurisdicional definitivo, quer por contrariedade ao texto expresso da lei penal ou à evidência dos autos, quer porque fundada em depoimentos, exames ou documentos comprovadamente falsos ou, ainda, pela descoberta de novas provas", completou. 

Entenda 

No dia 8 de maio, a defesa de Bolsonaro protocolou uma revisão criminal no Supremo e sustentou que a condenação deve ser revista porque houve “erro judiciário”.

No recurso, a defesa contestou a tramitação do processo que condenou o ex-presidente. Para os advogados, por estar na condição de ex-presidente, Bolsonaro deveria ter sido julgado pelo plenário da Corte, e não pela Primeira Turma.

Os advogados também afirmaram que a delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, não foi voluntária e deve ser anulada. A falta de acesso integral às provas da investigação também suscitada.

No mérito, a defesa acrescentou que não foram indicadas provas da participação de Bolsonaro nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e na liderança de um plano para planejar um golpe de Estado.  

No ano passado, Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma da Corte, formada pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

Conforme determina o regimento interno do Supremo, a revisão criminal deverá ser julgada pela Segunda Turma, composta por André Mendonça e Nunes Marques, ambos indicados por Bolsonaro, além de Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Luiz Fux.

O relator do caso é Nunes Marques. Não há prazo para julgamento da revisão. 

Atualmente, Bolsonaro está em prisão domiciliar temporária por razões de saúde. 

por Andre Richter - Repórter da Agência Brasil
Edição: Valéria Aguiar

Blog Sertão News, 16/06/26

No G7, Lula cobra empenho dos países ricos diante de desigualdades

Presidente foi como convidado à reunião das principais economias

Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou nesta terça-feira (16/06) mais empenho dos países ricos para redução das desigualdades no mundo. O discurso foi feito em Évian, na França, durante a Cúpula do g7, que reúne as principais economias do mundo.

De acordo com o presidente, a desigualdade entre países ricos e pobres tem aumentado.

“Os desafios se multiplicam, mas a solidariedade internacional encolhe. A distância que separa a prosperidade de Évian da realidade enfrentada por bilhões de pessoas no Sul Global não está diminuindo”, disse Lula. 

O presidente brasileiro foi convidado para o encontro do G7. “Nossa tarefa é corrigir as desigualdades de um sistema que produz riqueza em abundância, mas que distribui oportunidades de forma profundamente assimétrica”, afirmou.

Crítica às guerras

Lula afirmou que, no ano passado, alertou que o Programa Mundial de Alimentos perdeu cerca de 40% do financiamento. “A Organização Mundial da Saúde e o UNICEF reduziram seus orçamentos em mais de 20%. Guerras e conflitos também continuam desviando o foco da agenda do desenvolvimento”, destacou. 

Ainda sobre os gastos militares anuais, ele lamentou que houve uma soma de quase US$ 3 trilhões. “Não são cifras abstratas. Elas impactam diretamente o cotidiano dos habitantes de países em desenvolvimento”

Esses impactos, segundo o presidente, afetam milhões de pessoas sem acesso à alimentação adequada, à educação e à saúde. “O mundo em desenvolvimento transfere 1,4 trilhão de dólares por ano em serviço da dívida, valor sete vezes superior à ajuda recebida dos países ricos”, afirmou Lula.

Lula recordou que, em 2003, uma das primeiras tarefas dele como presidente foi participar da Cúpula do então-G8. Desde aquele ano, houve outras nove cúpulas do G8 ou G7. “Em todas nos defrontamos com desafios que afetam milhões de pessoas. Mas em nenhuma conseguimos construir respostas coletivas e duradouras”.

"Respostas falaciosas"

Lula contextualizou que prosperaram discursos que defenderam desregulamentação de mercados, Estado mínimo e austeridade como fins em si mesmos. “Agora, o protecionismo e o unilateralismo ressurgem como respostas falaciosas para a complexidade dos nossos problemas”.

Sem citar o nome do empresário Elon Musk, Lula apontou que o primeiro trilionário do mundo é mais rico do que os 46% mais pobres da população mundial.

“Nossa tarefa é corrigir as desigualdades de um sistema que produz riqueza em abundância, mas que distribui oportunidades de forma assimétrica”.

Lula ainda acrescentou que a Conferência de Sevilha sobre Financiamento para o Desenvolvimento apontou para o que seria a direção correta. “O desafio não é administrar a escassez. O déficit que enfrentamos é de implementação e de vontade política”

Luiz Cláudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil
Edição: Aline Leal

Blog Sertão News, 16/06/26

STF condena Eduardo Bolsonaro a inelegibilidade e a 4 anos de prisão

Ex-deputado ainda perdeu o cargo de escrivão da Polícia Federal

Lula Marques/ Agência Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta terça-feira (16/06) o ex-deputado Eduardo Bolsonaro a 4 anos e dois meses anos de prisão em regime semiaberto pelo crime de coação no curso do processo. Cabe recurso contra a decisão.

Além do tempo de prisão, o ex-deputado foi condenado a oito anos de inelegibilidade e à perda do cargo de escrivão da Polícia Federal. 

Por unanimidade, o colegiado concordou com a acusação apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e entendeu que há provas para concluir que o ex-deputado articulou o tarifaço dos Estados Unidos contra as exportações brasileiras para tentar evitar a condenação do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, no processo da trama golpista.

Além disso, outras medidas adotadas pelo governo norte-americano, como a revogação dos vistos de ministros da Corte e do governo federal e a aplicação das sanções econômicas da Lei Magnitsky, também tiveram o mesmo objetivo, conforme o entendimento da Corte. 

Ex-deputado

Desde o ano passado, Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos, desta forma, perdeu o mandato de parlamentar por faltar às sessões da Câmara dos Deputados.

Na prática, Eduardo não deve cumprir a pena enquanto estiver no exterior. O ex-deputado é aliado do presidente Donald Trump, e a notificação para cumprimento da pena dificilmente seria cumprida pelo governo norte-americano

Acusação 

Durante o julgamento, a acusação foi lida pelo subprocurador-geral da República Antônio Edilio Magalhães Teixeira, que defendeu a condenação de Eduardo. 

Segundo o subprocurador, as ameaças de Eduardo ocorreram durante a tramitação do processo da trama golpista e foram concretizadas por meio do tarifaço, a suspensão dos vistos de oito dos 11 ministros da Corte e por meio das sanções econômicas da Lei Magnitsky. 

Defesa

A defesa do ex-deputado foi feita pela Defensoria Pública da União (DPU). 

Durante a sustentação, o defensor público federal Esdras dos Santos Carvalho disse que Eduardo não teve ingerência na decretação das medidas do presidente Donald Trump contra o Brasil. Segundo Esdras, Eduardo realizou "interlocução política"

"Eduardo não teve poder decisão sobre a política externa dos Estados Unidos, não integra o governo norte-americano e não exerce função pública naquele país", afirmou. 

Votos

O placar unânime de 4 votos a 0 foi obtido a partir do voto do relator, ministro Alexandre de Moraes

O ministro disse que o ex-deputado levou desinformação ao governo norte-americano e prejudicou o Brasil. Contudo, segundo Moraes, as ações não impediram a condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão. 

A manifestação do relator foi seguida pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.  

André Richter - Repórter da Agência Brasil
Edição: Aline Leal

Blog Sertão News, 16/06/26

Vorcaro pagou hospedagem para Motta e Ciro Nogueira em Lisboa, diz PF

Informação consta em relatório da Operação Compliance Zero

Sindicato dos policiais federais-DF

A Polícia Federal (PF) concluiu que o banqueiro Daniel Vorcaro pagou diárias em um hotel em Lisboa para o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o senador Ciro Nogueira (PP-PI) em 2024

A informação consta em um relatório das investigações da Operação Compliance Zero, produzido pela corporação em abril deste ano. O documento foi tornado público nesta terça-feira (16) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, relator do caso Master na Corte. 

Segundo a PF, mensagens de WhatsApp encontradas no celular do banqueiro revelam que Vorcaro solicitou a um aliado chamado Leo Serrano, no dia 18 de junho de 2024, a realização de reservas de hotel na capital portuguesa para "Ciro e Hugo". De acordo com os investigadores, nomes se referem ao presidente da Câmara e ao senador.

Em seguida, o banqueiro enviou uma mensagem de áudio para Serrano e demonstrou preocupação com a privacidade do Hotel Four Seasons, local escolhido para a hospedagem. 

"Após a realização das reservas, ainda no mesmo dia, Daniel Bueno Vorcaro encaminhou mensagem de áudio na qual demonstrou acentuada preocupação com a privacidade do evento, ressaltando, inclusive, a necessidade de privatização do espaço localizado em frente ao local, a fim de impedir qualquer visualização do que ocorresse em seu interior", diz o relatório.

Motta não é investigado pela PF. O senador está entre os investigados e já foi alvo de busca e apreensão autorizada pelo STF. 

Custos

De acordo com a PF, o custo de cinco diárias no hotel foi de aproximadamente 3 mil euros, equivalente a R$ 18 mil. Uma fatura do pagamento foi encontrada no e-mail do banqueiro 

"A própria invoice [nota fiscal] indica a contratação de “2x Jr. Suítes”, sendo uma destinada a Ciro Nogueira e outra a Hugo Motta, o que reforça a identidade dos beneficiários da despesa", informou a corporação.

Proximidade

O relatório da Operação Compliance também revelou a proximidade entre Ciro Nogueira e Vorcaro. Segundo a PF, Ciro teve viagens pagas por Vorcaro a Paris, Nova Iorque e Courchevel, nos Alpes franceses

Pelos cálculos da corporação, as viagens custaram mais de R$ 400 mil.

"Conclui‑se que o benefício econômico direto atribuído a Ciro Nogueira, decorrente das viagens internacionais examinadas no subtópico 5.3.4, perfaz o montante de R$ 468.721,78, sem considerar os gastos com voos privados", concluiu a PF. 

Outro lado 

Na tarde de hoje, ao ser perguntado por jornalistas sobre o episódio, Motta disse que está "tranquilo" e que esteve em Lisboa para participar de um evento jurídico promovido pelo ministro Gilmar Mendes.

Até o momento, Ciro Nogueira não se pronunciou sobre o relatório da PF

por Andre Richter - Repórter da Agência Brasil
Edição: Valéria Aguiar

Blog Sertão News, 16/06/26

Ex-GCM de Paulo Afonso (BA) Juscelino Paulino, de 46 anos, 3º Sgt da PM de Pernambuco morre após grave acidente de trânsito em Petrolina - PE

Juscelino Paulino, de 46 anos, atuou na Guarda Civil Municipal de Paulo Afonso - BA entre 2007 e 2008

Um grave acidente de trânsito registrado na tarde deste sábado (13/06), na PE-626, conhecida como Estrada das Pedrinhas, em Petrolina, terminou em tragédia. O 3º Sargento da Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) Juscelino Paulino, de 46 anos, conduzia uma motocicleta quando colidiu com um veículo Jetta e não resistiu aos ferimentos.

A colisão ocorreu por volta das 14h30 e mobilizou equipes de socorro, que prestaram atendimento ao militar ainda no local. O estado de saúde dele era considerado gravíssimo e, apesar dos esforços das equipes médicas, o sargento não sobreviveu.

Antes de ingressar na Polícia Militar de Pernambuco, Juscelino atuou como Guarda Civil Municipal (GCM) na cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia, entre os anos de 2007 e 2008. A passagem pela corporação baiana marcou boa parte dos colegas que trabalharam com ele naquele período.

A notícia da morte se espalhou rapidamente pelas redes sociais e provocou grande comoção entre familiares, amigos e colegas de profissão, tanto em Pernambuco quanto na Bahia. Conhecido pela dedicação ao trabalho e pelo bom relacionamento com a comunidade, ele deixa um legado de serviços prestados à segurança pública.

Em nota publicada nas redes sociais, a Guarda Civil Municipal de Paulo Afonso lamentou a perda do ex-integrante da corporação: "Recebemos com muita tristeza o falecimento do nosso irmão Juscelino, o mesmo pertenceu à Guarda Civil Municipal de Paulo Afonso e atualmente estava na Polícia Militar de Pernambuco. Que o nosso bondoso Deus conforte e console os corações dos seus familiares. Lamentável."

As circunstâncias do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.



por Portal ChicoSabeTudo

Blog Sertâo News, 16/06/26