- 22 de junho (Segunda-feira) Detista - Drª Glaucia, Teste da Linguinha;
- 23 de junho (Terça-feira) Dentista - Drª Ana Tereza, Audiometria;
- 24 de junho (Quarta-feira) FERIADO (São João);
- 25 de junho (Quinta-feira) Tratamento Canal;
- 26 de junho (Sexta-feira) Eletrocardograma.
Sertão News
sexta-feira, 19 de junho de 2026
Marcações de consultas e exames na secretaria municipal de saúde de Petrolândia - PE, 22 a 26 de Junho - 2026
SÃO JOÃO 2026 Gusttavo Lima cancela shows em Pernambuco e gera repercussão às vésperas do São João
De acordo com informações divulgadas pela equipe do cantor, a decisão foi tomada após a identificação do uso da imagem de Gusttavo Lima em ações de divulgação associadas à VaideBet, situação que, segundo a assessoria, não teria sido autorizada pelo artista.
A empresa responsável pela carreira do sertanejo informou que optou pelo cancelamento das apresentações diante do impasse.
Em Surubim, um dos municípios atingidos pela decisão, a gestão municipal informou que buscará a devolução dos valores pagos pela contratação do show. A organização do evento também anunciou a substituição da atração para evitar prejuízos à programação da festa.
Os cancelamentos ocorreram em meio ao período mais intenso das festividades juninas no Nordeste, aumentando a repercussão do caso nas redes sociais e entre os moradores das cidades que aguardavam os shows. Em alguns municípios, a mudança de programação precisou ser feita às pressas para garantir a continuidade dos eventos.
Até o momento, as prefeituras afetadas seguem avaliando os impactos da decisão e os procedimentos administrativos relacionados aos contratos firmados para as apresentações. A equipe de Gusttavo Lima sustenta que a medida foi adotada para preservar os termos acordados para o uso de sua imagem e de sua marca artística.
Por www.Júnior Campos.net
BLOG SERTÃO NEWS, 19/06/26
Governo de Pernambuco lança edital com mais de R$ 50 mil em premiação para artes cênicas no Teatro Guarany, em Triunfo
![]() |
| Teatro Guarany, em Triunfo |
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), lançou edital de chamamento público para seleção e premiação de propostas de artes cênicas, contemplando as linguagens de teatro, dança e circo.
A iniciativa vai garantir mais de R$ 50 mil em premiações para artistas e grupos de todo o Estado, além de promover uma programação especial no Teatro Guarany, em Triunfo, durante mais de seis finais de semana, entre os meses de agosto e novembro de 2026.
O edital representa mais um importante investimento na valorização da cultura pernambucana, ampliando espaços para a circulação de espetáculos e fortalecendo a produção artística nas diversas regiões de Pernambuco.
Com sua história centenária e reconhecida importância no cenário cultural, o Teatro Guarany se prepara para receber uma programação diversificada, transformando o equipamento em palco para novos talentos, grupos consolidados e diferentes manifestações das artes cênicas.
A ação reforça o compromisso do Governo de Pernambuco e da Fundarpe com a democratização do acesso à cultura e com o fortalecimento dos equipamentos culturais do Estado.
Por www.Júnior Campos.net
BLOG SERTÃO NEWS, 19/06/26
VASCO DA GAMA: O técnico Renato Gaúcho é demitido do Vasco
O Vasco informou na noite desta quinta-feira que o treinador Renato Gaúcho não está mais no comando do clube.
![]() |
| Renato Gaúcho em Vasco x Bragantino — Foto: André Durão |
Contratado no começo de março, Renato Gaúcho fez 22 jogos no comando do Vasco. Foram nove vitórias, seis empates e sete derrotas. Sob seu comando, a equipe fez 33 gols e sofreu 31.
A estreia foi com uma vitória sobre o Palmeiras, em São Januário, e o time engatou uma sequência positiva no começo do trabalho do técnico. Aos poucos, porém, o desempenho caiu e o desgaste interno apareceu.
O motivo da queda
O treinador balançava no cargo, como o Ge trouxe em primeira mão nesta quinta-feira 18/06, e a direção já debatia a situação. Havia um descontentamento de parte do grupo de jogadores.
O incômodo de alguns atletas ocorreu após algumas declarações do técnico nas últimas semanas sobre o elenco. Parte dos jogadores não gostou da exposição em críticas de Renato feitas em coletivas. A declaração sobre jogadores colombianos, ocorrida antes da parada para a Copa do Mundo, já não havia repercutido bem e gerou desgaste com Marino Hinestroza, por exemplo.
No entanto, mais jogadores se mostraram incomodados com posicionamento do técnico recentemente, principalmente depois das críticas se expandirem ao banco de reservas e à falta de opções no elenco. Há um incômodo em São Januário com a forma que Renato lidou com os problemas.
— Estamos ali com o grupo que estamos, reduzido. Grupo que cheguei com 1 ponto no Brasileiro. Hoje está lá embaixo mas com uma ou duas vitórias está lá em cima. Brasileiro é assim, perde duas, perde posição. Ganha, vai lá para cima. Sem ter tido tempo. O torcedor tem direito de protestar, como fez hoje sem violência. Torcedor é paixão. Está sofrendo porque não ganhamos o último jogo. É assim. No futebol tudo é vitória. O mais importante é o torcedor comparecer domingo em São Januário, a gente tem um jogo difícil no Brasileiro - disse Renato no dia 27, após o jogo contra o Barracas Central.
via Blog de Assis Ramalho
Blog Sertão News, 19/06/26
Do marmelo ao beiju, clima ameaça produção em territórios quilombolas
Mulheres relatam perdas e cobram regularização fundiária
Na comunidade rural quilombola de Nova Esperança, na cidade de Baraúna (RN), a agricultora Sueli Bessa, de 39 anos, recorda que, na infância, o cheiro da goiaba tomava conta do lugar. No entanto, os períodos secos ficaram cada vez mais frequentes e a fruta não aparece como antes. 

Sueli é uma das lideranças comunitárias que participa até este domingo (14) do encontro nacional das mulheres quilombolas, no Gama (DF), que colocou a justiça climática como um dos temas principais. O presidente Lula visitou o encontro na quinta (11) e ouviu a preocupação das mulheres.
No caso da comunidade potiguar, além da goiaba, outras frutas e hortaliças, que fazem parte da vida das 70 famílias que moram no local, também sofrem com os extremos climáticos. Ora com as secas, ora com temporais.
Com as dificuldades, parte da comunidade teve que desistir de praticar a agricultura familiar e precisou arrumar emprego nas indústrias na área urbana, que fica a mais de 20 quilômetros. A pista não ajuda.
A própria comunidade, que também não tem código de endereço postal (CEP), não é asfaltada. As tempestades deixam ruas e estradas intrafegáveis. “Quando chove forte lá, é horrível”, lembra.
TRISTE REALIDADE NO MUNDO: Quase metade das crianças do mundo está exposta a riscos climáticos
No Brasil, crianças e adolescentes convivem com calor extremo e secas
![]() |
| Fernando Frazão/Agência Brasil |
Quase metade das crianças e adolescentes do mundo, o equivalente a 1,1 bilhão de indivíduos, está exposta a pelo menos três riscos climáticos, que ameaçam a sua saúde, educação e sobrevivência.

As conclusões estão no Relatório de Risco Climático das Crianças 2026, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançado nesta segunda-feira (15/06).
Segundo o estudo, quase todas as crianças no mundo enfrentam pelo menos um risco climático, enquanto mais de 4 milhões podem sofrer até seis ameaças diferentes.
“No Brasil, 16 milhões estão expostos a três ou mais riscos climáticos, como ondas de calor ou secas - o equivalente a 3 a cada 10 meninos e meninas brasileiras. Olhando para dois ou mais riscos, são mais de 30 milhões de crianças e adolescentes (6 a cada 10) que convivem cotidianamente com essas ameaças”, alerta o relatório.
O estudo usa os dados mais recentes disponíveis para mapear a exposição das crianças e adolescentes às oito ameaças climáticas mais frequentes em todo o mundo: enchentes costeiras, secas, calor extremo, queimadas, ondas de calor, enchentes de rios, tempestades de areia e poeira e tempestades tropicais.
Pela primeira vez, o relatório mostra exatamente onde e com que intensidade múltiplas ameaças climáticas afetam crianças e os serviços públicos essenciais dos quais elas dependem, além de indicar como governos podem adotar ações concretas para responder a esse cenário.
Câmara: governo retira urgência do fim da escala 6x1 e destrava pauta
Com isso, Casa fica liberada para votar outras matérias prioritárias
![]() |
| Lula Marques/Agência Brasi |
O governo federal retirou o regime de urgência do Projeto de Lei (PL) 1838/26 que acaba com a escala de trabalho 6x1. A proposta é um dos temas da reunião de líderes realizada na tarde desta terça-feira (16/06), na Câmara dos Deputados. Por ter sido encaminhado em regime de urgência, o projeto vinha trancando a pauta do plenário da Casa. Com a retirada da urgência, a Câmara fica liberada para votar outras matérias.

O ministro de Relações Institucionais, José Guimarães, explicou, em uma rede social, que o governo decidiu retirar a urgência para que outros projetos considerados prioritários avancem, a exemplo da atualização do teto do microempreendedor individual (MEI), da regulação sobre a inteligência artificial (IA) e da criminalização da misoginia.
“O fim da escala 6 x1 sem redução de salário é a prioridade do Governo do Brasil neste momento. Após a aprovação da PEC na Câmara dos Deputados, conduzida pelo presidente @HugoMottaPB, agora cabe ao Senado Federal, sob a liderança do presidente @davialcolumbre, consolidar essa conquista dos trabalhadores brasileiros”, escreveu.
Misoginia
Durante a reunião de líderes, os deputados também debateram o PL 896/23, que equipara a misoginia ao crime de racismo, o que a torna inafiançável e imprescritível.
Havia a expectativa que o texto pudesse ser analisado na sessão desta terça-feira. Mas os líderes acordaram em pautar a matéria para a última semana de junho.
Na última quarta-feira (10/06), a coordenadora do grupo de trabalho que debate a proposta, deputada Tabata Amaral (PSB-SP), apresentou uma nova versão do texto, que já foi aprovado no Senado.
Entre os pontos levantados na proposta está proporcionar atendimento policial especializado às vítimas, considerando sua situação de vulnerabilidade e o risco de revitimização.
“As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) desempenham um papel fundamental na rede de proteção à mulher e, podem, portanto, oferecer um espaço de acolhimento qualificado e humanizado para aquelas que enfrentam a violência decorrente de misoginia”, afirmou a deputada.
A proposta também modifica o Artigo 8º da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) para acrescentar medidas de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher com foco na identificação precoce de fatores de risco, na avaliação periódica de impacto das ações governamentais e não governamentais, na promoção de programas de fortalecimento dos vínculos familiares e de suportes econômicos e sociais que mitiguem a dependência financeira que mantém vítimas mulheres presas ao ciclo de abusos.
*Matéria ampliada às 18h23 para inclusão das declarações do ministro José Guimarães.
Edição: Juliana Andrade
Proposta que criminaliza misoginia avança na Câmara dos Deputados
Grupo de trabalho aprovou relatório; PL ainda deve passar no plenário
![]() |
| Lula Marques/ Agência Brasil |
O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que debateu o projeto de combate à misoginia aprovou nesta terça-feira (16/06) o parecer da deputada Tabata Amaral (PSB-SP). O projeto de Lei (PL) 896/23 criminaliza a prática equiparando-a ao crime de racismo. 

A proposta também amplia a punição para casos praticados na internet com objetivo de obter lucro, audiência, engajamento ou visibilidade, além de prever a realização de campanhas públicas de enfrentamento à misoginia.
O projeto de lei, que já foi aprovado no Senado, ainda precisa ser votado no plenário da Câmara.
Mais cedo, havia a expectativa de que a proposta pudesse ter a análise iniciada no plenário ainda nesta terça-feira, diante da decisão do governo de retirar o regime de urgência para PL 1838/26, do governo federal, que acaba com a escala de trabalho 6X1.
As duas propostas foram temas da reunião de líderes que aconteceu na tarde de hoje, mas os líderes entraram em acordo para pautar a matéria na última semana de junho.
El Niño fará Brasil ter inverno com menos frio, prevê meteorologia
Fenômeno terá efeitos diversos sobre setor elétrico
![]() |
| Paulo Pinto/Agência Brasil |
O inverno no Hemisfério Sul começa exatamente às 5h25 do próximo domingo (21/06). A nova estação é conhecida pelas temperaturas frias, mas, este ano, terá um caráter um pouco diferente. Por causa do fenômeno El Niño, os brasileiros vão sentir menos o frio nos próximos três meses.
A previsão é da empresa de consultoria em meteorologia Nottus, que apresentou, nesta quinta-feira (18/06), um estudo sobre como o fenômeno climático vai impactar o país.
O El Niño se caracteriza quando acontece o aquecimento anormal da região equatorial do Oceano Pacífico. A elevação da temperatura do mar 0,5 grau Celsius (C°) acima da média já caracteriza a condição.
A Agência dos Estados Unidos para Oceanos e Atmosfera (Noaa, na sigla em inglês) confirmou na última semana o início do El Niño.
Chuva e seca
No Brasil, a temporada será marcada pela concentração de chuva além no normal na Região Sul, enquanto as precipitações ficam mais curtas e menos intensas no Norte e Nordeste, favorecendo a chance de secas.
Apuração da PF acusa Jaques Wagner de receber vantagens; senador nega
Operação investiga irregularidades envolvendo o Banco Master
A decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, que autorizou a nona fase da Operação Compliance Zero deflagrada nesta quinta-feira (18/06) foi baseada em uma investigação da Polícia Federal. De acordo com a apuração policial, o senador Jaques Wagner (PT-BA) teria recebido um apartamento avaliado em R$ 2,45 milhões do banqueiro Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do Banco Master.
Em entrevista à Band News, Wagner negou irregularidades e afirmou estar "absolutamente tranquilo" em relação à investigação.
“Até agora, não sou réu; não sou culpado; não sou nada. É uma investigação em cima do que eu imagino que a Polícia Federal encontrou em celulares [apreendidos] ou em alguma delação de alguém que eu desconheço”.
Em sua decisão, Mendonça afirma que a PF, ao pedir que o STF imponha restrições legais aos alvos da 9ª fase da operação, sustentou ter “elementos indicativos de recebimento de vantagens econômicas indevidas pelo parlamentar, direta ou indiretamente, por intermédio de familiares, pessoas de confiança e estruturas societárias vinculadas ao grupo econômico investigado”.
Os investigadores também dizem que “a possível relação ilícita” entre Wagner e Lima “seria antiga, próxima e marcada por elevado grau de confiança pessoal”. Fato que “teria criado ambiente propício à realização de tratativas reservadas em prol da defesa de interesses privados do Banco Master”.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, o próprio senador teria escolhido um apartamento do residencial Poème Horto, construído em um bairro nobre de Salvador, o Horto Florestal. O documento afirma que Wagner encaminhou a Lima dados do empreendimento e do corretor responsável pela venda da unidade.
De posse dos dados, Lima teria acionado Valério Marega Júnior, apontado como “operador financeiro” do Banco Master, a fim de tratar da compra do imóvel. A negociação foi efetivada com a participação de Daniel e David Lopes Monteiro, dupla que a PF afirma estar vinculada ao núcleo empresarial e jurídico-financeiro do Banco Master.
Wagner admitiu conhecer o banqueiro Augusto Lima há algum tempo, mas negou ter qualquer vínculo com o Banco Master ou com Daniel Vorcaro, com quem garante ter se encontrado apenas duas vezes.
quinta-feira, 18 de junho de 2026
Quase duas décadas depois, policial que matou Marcos Karatê perde o cargo definitivamente em Alagoas
Governo de Alagoas publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (18/06) o ato formal de perda do cargo de Miguel Rocha Neto, condenado pelo homicídio em 2007 na Jatiúca, em Maceió.
O Governo de Alagoas formalizou nesta quinta-feira (18/06) a perda do cargo público do agente de Polícia Civil Miguel Rocha Neto, condenado pelo assassinato do comerciante e professor de artes marciais Marcos Antonio Dias Alves, o "Marcos Karatê". O crime aconteceu em agosto de 2007, no bairro da Jatiúca, em Maceió. A publicação saiu no Diário Oficial do Estado, 19 anos após o homicídio.
Segundo informações divulgadas pelo portal TNH1, a vítima foi morta dentro de uma Lan House. O sobrinho de Marcos Karatê também foi atingido durante o crime, recebendo um tiro de raspão. Miguel Rocha Neto chegou a ser condenado a 14 anos de prisão pelo assassinato.
A perda do cargo, no entanto, não decorre diretamente da condenação pelo homicídio. De acordo com a fonte original, a medida administrativa foi determinada a partir de outra decisão judicial — proferida pela 16ª Vara Criminal da Capital —, que condenou o agente pela prática dos crimes de extorsão e associação criminosa.
A defesa de Miguel Rocha Neto tentou barrar a expulsão alegando que a condenação ainda não havia transitado em julgado e que aplicar a penalidade antes de esgotados todos os recursos configuraria antecipação de pena. O argumento não prosperou. Parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) de Alagoas apontou que o trânsito em julgado já havia ocorrido e que a perda do cargo foi expressamente determinada após embargos de declaração apresentados pelo Ministério Público no processo de origem.
A PGE ainda registrou que não possui competência para reavaliar os fatos já analisados pelo Poder Judiciário. Com o indeferimento do pedido do servidor, o processo seguiu ao Gabinete Civil para a formalização da demissão.
Após a publicação no Diário Oficial, deverão ser adotadas medidas administrativas complementares: atualização dos registros funcionais, baixa cadastral do servidor, comunicação aos órgãos competentes e informação ao Juízo da Execução Penal sobre o cumprimento da decisão.
O caso chama atenção pela demora entre o crime e a punição administrativa. Mesmo após ser condenado criminalmente, Miguel Rocha Neto chegou a pleitear, na Justiça, sua reintegração aos quadros da Polícia Civil de Alagoas — o que evidencia a longa batalha jurídica que antecedeu a expulsão formal agora concretizada.
Blog Sertão News, 18/06/26
Câmara Municipal de Petrolândia - PE realiza cerimônia de posse do vereador Jefferson Técio em Sessão Extraordinária - 18/06/26
A solenidade ocorreu em conformidade com o Edital de Convocação nº 008/2026, publicado pela Presidência da Casa Legislativa.
A Sessão Extraordinária foi convocada pelo presidente da Câmara Municipal, Erinaldo Alencar Fernandes, em cumprimento ao Mandado de Notificação e Intimação expedido pela 2ª Vara da Comarca de Petrolândia/PE, nos autos do Mandado de Segurança nº 0000918-97.2026.8.17.3120. O ato observou os princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade, eficiência e segurança jurídica.
Durante a cerimônia, Jefferson Técio de Souza Silva, 1º suplente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), diplomado pela Justiça Eleitoral, assumiu o exercício do mandato de vereador da Câmara Municipal de Petrolândia, reforçando a representatividade do Legislativo em benefício da população petrolandense.
A Câmara Municipal de Petrolândia reafirma seu compromisso com o respeito às instituições, à legislação vigente e à transparência dos atos públicos, garantindo o pleno funcionamento dos trabalhos legislativos e o cumprimento das determinações judiciais.
A solenidade contou com a presença dos vereadores, servidores da Casa Legislativa, o ex-vereador João Vicente e membros da comunidade, marcando mais um momento importante na história política e administrativa do município.
| Vereador Técio empossado |
| Vereador Técio em seu primeiro momento na tribuna |
| Vereador Dedé de França (presidente da câmara) e Vereador Técio |
| Vereador Técio e seu pai o ex-vereador João Vicente Enfemeiro |
Veja todas a imagens da sessão AQUI
Foto: Alex Santos
Blog Sertão News, 18/06/26
Precatórios do FUNDEF: Prefeitura de Petrolândia - PE divulga nota de esclarecimento sobre denuncia do SINPRO (Sindicato dos Professores)
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura Municipal de Petrolândia vem a público esclarecer informações que têm circulado nas redes sociais e em alguns meios de comunicação acerca dos recursos oriundos dos precatórios do FUNDEF, em razão da divulgação de nota intitulada “Nota de Repúdio e Denúncia Pública”.
Inicialmente, a Administração Municipal reafirma seu absoluto compromisso com a transparência, a legalidade, a moralidade administrativa e a correta destinação dos recursos públicos, especialmente daqueles destinados aos profissionais do magistério.
Contudo, causa estranheza a divulgação de informações que não correspondem à realidade dos fatos e que acabam por gerar insegurança, desinformação e falsas expectativas entre os potenciais beneficiários dos recursos.
É importante esclarecer que a Prefeitura de Petrolândia não pode proceder a qualquer pagamento sem a prévia observância dos requisitos legais e constitucionais que regem a administração pública.
O processo de rateio dos recursos dos precatórios do FUNDEF exige cautelosa análise técnica e jurídica para identificação dos efetivos beneficiários, conferência dos vínculos funcionais, apuração dos períodos de exercício, verificação da existência de sucessores legais e definição dos valores individualmente devidos.
Trata-se de procedimento complexo, que demanda responsabilidade e rigor técnico, justamente para evitar pagamentos indevidos, prejuízos ao erário e futuras responsabilizações dos agentes públicos perante os órgãos de controle.
Ao contrário do que foi divulgado, a Administração Municipal não está promovendo qualquer ocultação de informações nem adotando medidas para inviabilizar o pagamento dos recursos. Pelo contrário, todas as providências necessárias vêm sendo adotadas para garantir que o rateio ocorra de forma segura, transparente e dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação, pela jurisprudência dos tribunais superiores e pelos órgãos de controle.
Também não procede a afirmação de que o Município esteja se recusando ao diálogo. A gestão municipal já realizou reuniões com representantes do sindicato da categoria, oportunidade em que diversos questionamentos foram esclarecidos e informações sobre o andamento dos procedimentos administrativos foram devidamente prestadas.
É igualmente necessário esclarecer que a nota divulgada não representa necessariamente o posicionamento institucional do sindicato da categoria, mas reflete manifestação subscrita por pessoa vinculada à oposição política local, circunstância que evidencia o caráter político-partidário de parte das alegações apresentadas.
A Prefeitura lamenta que um tema tão relevante para os profissionais da educação esteja sendo utilizado para a disseminação de informações imprecisas e para a promoção de narrativas que não contribuem para a solução responsável da questão.
Quanto às alegações relativas a suposto parcelamento de pagamentos, retenção indevida de valores, negativa de incidência de juros ou outras afirmações semelhantes, informa-se que nenhuma decisão definitiva foi adotada sem a conclusão dos estudos técnicos e jurídicos em andamento, razão pela qual a divulgação de informações como fatos consumados revela-se precipitada e desprovida de respaldo oficial.
A Administração Municipal reitera que o único compromisso assumido é com a legalidade, a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos, assegurando que todos aqueles que efetivamente possuírem direito ao recebimento sejam contemplados na forma da lei.
Por fim, diante da circulação de informações sabidamente inverídicas, distorcidas ou potencialmente ofensivas à honra da Administração Pública e de seus agentes, o Município informa que está adotando e continuará adotando todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis para a proteção da verdade dos fatos e da integridade das instituições públicas.
A Prefeitura Municipal de Petrolândia permanece aberta ao diálogo institucional e continuará prestando as informações necessárias pelos canais oficiais, sempre com respeito aos profissionais da educação e à população petrolandense.
Petrolândia/PE, 17 de junho de 2026.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PETROLÂNDIA
quarta-feira, 17 de junho de 2026
NOTA DE REPÚDIO E DENÚNCIA PÚBLICA: Alerta geral em Petrolândia - PE; o Golpe da Inviabilização e o Apagão de Transparência nos Precatórios do FUNDEF
NOTA DE REPÚDIO E DENÚNCIA PÚBLICA:
ALERTA GERAL EM PETROLÂNDIA – O GOLPE DA INVIABILIZAÇÃO E O APAGÃO DE TRANSPARÊNCIA NOS PRECATÓRIOS DO FUNDEF
Trata-se de um cenário de flagrante descaso com os professores ativos, aposentados, contratados da época e herdeiros — estes últimos, representantes de profissionais que, infelizmente, faleceram sem ver a cor do direito pelo qual tanto lutaram.
Abaixo, os representantes da categoria fundamentam juridicamente e denunciam os abusos cometidos pela gestão pública:
1. AFRONTA AO PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE: O DINHEIRO NA "PORTA DE CASA" E O SIGILO ILEGAL
Os recursos — anunciados publicamente na internet em montante superior a R$ 33 milhões — encontram-se depositados em conta vinculada na agência da Caixa Econômica Federal de Petrolândia há aproximadamente 90 dias. No entanto, para os professores, a distância desse montante parece continental. A gestão municipal sonega o acesso ao valor exato depositado e aos respectivos extratos bancários, violando frontalmente a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e o art. 37, caput, da Constituição Federal. Negar dados mínimos ao SINPRO e à Comissão instituída é uma tentativa de ocultação patrimonial de verba carimbada.
2. DESCUMPRIMENTO DE OFÍCIO E SABOTAGEM INSTITUCIONAL DA COMISSÃO LEGAL
A Comissão de Representação tem sido sistematicamente ignorada. Ofícios formais reiterados, exigindo documentos básicos para a fiscalização, sequer são respondidos, configurando prevaricação e desrespeito ao papel fiscalizador da sociedade civil. Para agravar a ilegalidade, os advogados da Prefeitura se recusam a compor a comissão de análise, descumprindo expressa previsão legal de estruturação do órgão colegiado. Sem a contrapartida técnica do município, tenta-se paralisar os trabalhos por asfixia institucional.
3. ROMPIMENTO DE AGENDA E MANOBRAS PROTELATÓRIAS (MESA DE BLEFE)
O Executivo Municipal cometeu um grave ato de desrespeito ao agendar uma reunião crucial, que contaria com a presença do escritório de advocacia Monteiro & Monteiro, e desmarcar o ato em cima da hora, sem qualquer justificativa idônea ou indicação de nova data (data in albis). Paralelamente, a empresa que deveria comparecer para iniciar a triagem e a formatação da lista de beneficiários sequer deu sinal de vida. Argumenta-se informalmente que a prefeitura "não dispõe de funcionários" para tal tarefa, uma confissão de incapacidade administrativa ou, pior, uma tática deliberada para reter o dinheiro e adiar o pagamento.
4. RELATOS DE PARCELAMENTO ABUSIVO E EXTENSÃO DO DANO CRONOLÓGICO
Circulam graves relatos de que o Executivo pretende fatiar o pagamento em três parcelas: 40% imediatos, 30% em 2027 e 30% em 2028. Essa proposta de postergação, sem qualquer amparo em negociação coletiva legítima, estende a agonia de quem espera há duas décadas pelo cumprimento de uma obrigação constitucional, ferindo a razoável duração do processo e a dignidade do trabalhador.
5. O NÃO PAGAMENTO DOS JUROS MORATÓRIOS
Em ato de extrema gravidade jurídica, o Executivo sinalizou por meio oficial que não pagará os precatórios com os juros de mora referentes ao déficit salarial dos professores no período legal. Tal postura contraria a pacificada jurisprudência dos Tribunais Superiores e do Tribunal de Contas da União (TCU), os quais asseveram que os juros possuem natureza acessória e devem seguir o destino do principal (juros também são verba do magistério - 60%/70%). Retirar os juros é confiscar o patrimônio de direito dos educadores.
EXIGÊNCIAS IMEDIATAS
Diante do exposto, o SINPRO e a Comissão de Representação exigem:
1. Abertura Imediata dos Extratos Bancários da conta do FUNDEF na Caixa Econômica Federal de Petrolândia, garantindo transparência total.
2. Reagendamento Imediato da Mesa de Mediação com a presença do Executivo, do escritório Monteiro & Monteiro e da empresa de listagem.
3. Nomeação e Integração dos Advogados do Município na Comissão de Análise, sob pena de acionamento do Ministério Público por improbidade administrativa diante do descumprimento da lei.
4. Garantia de Pagamento Integral, incluindo o principal e os juros moratórios devidos à categoria.
NOTA DE ALERTA:
A indignação da categoria transbordou. Os professores de Petrolândia não aceitarão passivamente que o dinheiro da educação permaneça trancado a sete chaves enquanto os detentores de direito sofrem com o descaso. Se as vias do diálogo administrativo forem sumariamente fechadas pelo autoritarismo, a resposta será dada com a força da lei, a judicialização em massa e a mobilização irrestrita nas ruas.
Petrolândia - PE, 17 de junho de 2026.
SINPRO – Sindicato dos Professores de Petrolândia
Comissão de Representação da Análise dos Pagamentos dos Precatórios do FUNDEF
Blog Sertã News, 17/06/26
Reunião com o Presidente da Fecomércio Pernambuco é apresentado por Fernando Cruz. Confira!
No dia 13 de junho de 2026, foi realizada uma importante reunião com o presidente da Fecomércio, Bernardo Peixoto, em um encontro promovido por Fernando Cruz.
O evento reuniu lideranças e representantes da região para discutir dados e indicadores que contribuem para o planejamento e o desenvolvimento econômico dos municípios do Sertão de Itaparica.
Durante a reunião, Fernando Cruz apresentou informações e levantamentos do IBGE, destacando dados relevantes das cidades de Petrolândia, Floresta, Jatobá e Tacaratu.
A apresentação trouxe um panorama atualizado sobre aspectos demográficos, sociais e econômicos dos municípios, permitindo uma análise mais aprofundada da realidade regional.
O presidente Bernardo Peixoto ressaltou a importância da utilização de dados oficiais para orientar ações estratégicas voltadas ao fortalecimento do comércio, dos serviços e das oportunidades de desenvolvimento local. O intercâmbio de informações contribuiu para ampliar o entendimento sobre os desafios e potencialidades existentes em cada cidade apresentada.
O encontro foi marcado pelo diálogo produtivo e pela troca de experiências entre os participantes, reforçando o compromisso da Fecomércio e das lideranças regionais com o crescimento sustentável da região. A iniciativa promovida por Fernando Cruz evidenciou a relevância da informação qualificada como ferramenta para a construção de políticas e projetos que beneficiem a população dos municípios de Petrolândia, Floresta, Jatobá e Tacaratu.
Blog Sertão News, 17/06/26
Missa de 7º Dia em memória da senhora Maria Lúcia da Silva Barbosa será sexta 19/06/26 às 19h na Agrovila 3 dos Mandantes; Petrolândia - PE
A missa ocorrerá na Sexta-feira, dia 19/06/26, às 18h, na residência da família, nº 47, na Agrovila 03, do Bloco 04, Mandantes, área rural de Petrolândia - PE.
*A família agradece a presença de todos.
SUPLENTE DE VEREADOR ASSUMIRÁ MANDATO NA CÂMARA DE PETROLÂNDIA - PE: Jefferson Técio assume mandato de vereador na na casa legislativa nesta quinta-feira (18/06/26)
A convocação ocorre após determinação do juiz Daladiê Duarte Souza, que reconheceu o direito do suplente de assumir uma cadeira no Legislativo Municipal diante do impedimento do vereador titular Cristiano Lima dos Santos, que permanece preso preventivamente após ser acusado de ter sido o autor do homícidio que vitimou o mergulhador Samy Oliveira em janeiro deste ano.
Ao comentar o cumprimento da decisão judicial, o presidente da Câmara Municipal, Erinaldo Alencar Fernandes (Dedé de França), afirmou:
“Estou cumprindo o mandado de segurança expedido pela 2ª Vara da Comarca de Petrolândia. Estarei dando posse ao primeiro suplente do PSB, Jefferson Técio de Souza Silva.”
A decisão judicial estabelece que Jefferson Técio assuma o mandato enquanto persistir o impedimento do vereador titular ou até nova deliberação da Justiça.
Com a posse marcada para esta quinta-feira, a Câmara Municipal de Petrolândia passará a contar temporariamente com a participação do suplente nas atividades legislativas da Casa.
Foto: Reprodução do Instagram
HOMEM É EXECUTADO A TIROS EM BAR NO MUNICÍPIO DE PESQUEIRA - PE
Um homem foi assassinado a tiros na noite desta terça-feira (16/06), no município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco.
De acordo com informações da polícia, Mauro Alexandre Alves Lira estava em um bar quando homens armados chegaram ao local em um veículo e efetuaram diversos disparos de arma de fogo. Ainda segundo relatos, a vítima teria tentado fugir e reagido à ação criminosa, chegando a trocar tiros com os suspeitos. Há informações de que um dos criminosos pode ter sido baleado durante o confronto, porém não houve registro de entrada de feridos em unidades de saúde da região, nem confirmação oficial por parte das autoridades.
Mauro Alexandre Alves Lira não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Após o crime, os autores fugiram e, até o momento, não foram identificados.
Equipes da Polícia Militar, do Instituto de Criminalística (IC) e da Polícia Civil realizaram os procedimentos necessários na cena do homicídio. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.
Blog Sertão News, 16/06/26
terça-feira, 16 de junho de 2026
PGR se manifesta contra revisão da condenação de Bolsonaro
Parecer foi enviado hoje para o Supremo Tribunal Federal
![]() |
| Rosinei Coutinho/STF |
A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta terça-feira (16/06) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer contra o pedido de revisão criminal do ex-presidente Jair Bolsonaro para anular a condenação a 27 anos e três meses de prisão no processo da trama golpista.
No documento, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirma que o processo já foi encerrado e não foi apresentado pela defesa do ex-presidente nenhum fato inédito para justificar mudanças na condenação.
"O título condenatório é hígido e está assentado em vigoroso conjunto probatório. A execução da pena imposta a Jair Messias Bolsonaro foi determinada e mantida pela Suprema Corte, após a apreciação minudente das teses defensiva", disse Gonet.
O procurador acrescentou que não há razão relevante para diminuir a pena de Bolsonaro.
"As teses suscitadas pelo autor na inicial da presente ação revisional não trouxeram nenhum ineditismo a legitimar a desconstrução do pronunciamento jurisdicional definitivo, quer por contrariedade ao texto expresso da lei penal ou à evidência dos autos, quer porque fundada em depoimentos, exames ou documentos comprovadamente falsos ou, ainda, pela descoberta de novas provas", completou.
Entenda
No dia 8 de maio, a defesa de Bolsonaro protocolou uma revisão criminal no Supremo e sustentou que a condenação deve ser revista porque houve “erro judiciário”.
No recurso, a defesa contestou a tramitação do processo que condenou o ex-presidente. Para os advogados, por estar na condição de ex-presidente, Bolsonaro deveria ter sido julgado pelo plenário da Corte, e não pela Primeira Turma.
Os advogados também afirmaram que a delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, não foi voluntária e deve ser anulada. A falta de acesso integral às provas da investigação também suscitada.
No mérito, a defesa acrescentou que não foram indicadas provas da participação de Bolsonaro nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e na liderança de um plano para planejar um golpe de Estado.
No ano passado, Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma da Corte, formada pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.
Conforme determina o regimento interno do Supremo, a revisão criminal deverá ser julgada pela Segunda Turma, composta por André Mendonça e Nunes Marques, ambos indicados por Bolsonaro, além de Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Luiz Fux.
O relator do caso é Nunes Marques. Não há prazo para julgamento da revisão.
Atualmente, Bolsonaro está em prisão domiciliar temporária por razões de saúde.
Edição: Valéria Aguiar
Blog Sertão News, 16/06/26
No G7, Lula cobra empenho dos países ricos diante de desigualdades
Presidente foi como convidado à reunião das principais economias
![]() |
| Ricardo Stuckert / PR |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou nesta terça-feira (16/06) mais empenho dos países ricos para redução das desigualdades no mundo. O discurso foi feito em Évian, na França, durante a Cúpula do g7, que reúne as principais economias do mundo.
De acordo com o presidente, a desigualdade entre países ricos e pobres tem aumentado.
“Os desafios se multiplicam, mas a solidariedade internacional encolhe. A distância que separa a prosperidade de Évian da realidade enfrentada por bilhões de pessoas no Sul Global não está diminuindo”, disse Lula.
O presidente brasileiro foi convidado para o encontro do G7. “Nossa tarefa é corrigir as desigualdades de um sistema que produz riqueza em abundância, mas que distribui oportunidades de forma profundamente assimétrica”, afirmou.
Crítica às guerras
Lula afirmou que, no ano passado, alertou que o Programa Mundial de Alimentos perdeu cerca de 40% do financiamento. “A Organização Mundial da Saúde e o UNICEF reduziram seus orçamentos em mais de 20%. Guerras e conflitos também continuam desviando o foco da agenda do desenvolvimento”, destacou.
Ainda sobre os gastos militares anuais, ele lamentou que houve uma soma de quase US$ 3 trilhões. “Não são cifras abstratas. Elas impactam diretamente o cotidiano dos habitantes de países em desenvolvimento”.
Esses impactos, segundo o presidente, afetam milhões de pessoas sem acesso à alimentação adequada, à educação e à saúde. “O mundo em desenvolvimento transfere 1,4 trilhão de dólares por ano em serviço da dívida, valor sete vezes superior à ajuda recebida dos países ricos”, afirmou Lula.
Lula recordou que, em 2003, uma das primeiras tarefas dele como presidente foi participar da Cúpula do então-G8. Desde aquele ano, houve outras nove cúpulas do G8 ou G7. “Em todas nos defrontamos com desafios que afetam milhões de pessoas. Mas em nenhuma conseguimos construir respostas coletivas e duradouras”.
"Respostas falaciosas"
Lula contextualizou que prosperaram discursos que defenderam desregulamentação de mercados, Estado mínimo e austeridade como fins em si mesmos. “Agora, o protecionismo e o unilateralismo ressurgem como respostas falaciosas para a complexidade dos nossos problemas”.
Sem citar o nome do empresário Elon Musk, Lula apontou que o primeiro trilionário do mundo é mais rico do que os 46% mais pobres da população mundial.
“Nossa tarefa é corrigir as desigualdades de um sistema que produz riqueza em abundância, mas que distribui oportunidades de forma assimétrica”.
Lula ainda acrescentou que a Conferência de Sevilha sobre Financiamento para o Desenvolvimento apontou para o que seria a direção correta. “O desafio não é administrar a escassez. O déficit que enfrentamos é de implementação e de vontade política”.
Edição: Aline Leal
Blog Sertão News, 16/06/26
.jpg)




















